Google divulga novas regras do Gmail para combater spam e evitar golpes

1 min de leitura
Imagem de: Google divulga novas regras do Gmail para combater spam e evitar golpes
Imagem: Unsplash

O Google estabeleceu novas políticas para reduzir a circulação de spam no Gmail. As regras serão impostas para remetentes em massa, que enviam mais de 5 mil mensagens por dia, a partir de fevereiro de 2024.

O objetivo da medida é conter a disseminação de e-mails desnecessários e tornar a vida de usuários do Gmail mais fácil. Abaixo, confira todas as exigências do Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As novas regras devem diminuir a circulação de e-mails indesejados no Gmail.As novas regras devem diminuir a circulação de e-mails indesejados no Gmail.Fonte:  Google 

  • Fácil cancelamento de inscrição: grandes remetentes em massa devem permitir que destinatários cancelem inscrições em apenas um clique. O processo deve ser concluído em no máximo dois dias;
  • Autenticação do remetente: os disparadores de mensagens precisam autenticar suas próprias contas com as melhores práticas de verificação de identidade importantes contra spoofing;
  • Menor taxa de spam: o Google vai impor um limite claro de taxa de spam para remetentes de disparos em massa.

Novo padrão da internet

Segundo o Google, ela não é a única empresa a determinar regras mais rígidas de fiscalização contra disparos em massa. "Não importa qual seja o provedor de e-mail, todos os usuários merecem a experiência mais segura possível", disse o diretor de produto do Yahoo, Marcel Becker. "No mundo interconectado do e-mail, isso exige que todos trabalhemos juntos", complementou.

O Google menciona que tais práticas precisam ser consideradas "higiene básica" para e-mails e boa parte dos remetentes em massa já atende os requisitos. A empresa oferece um guia para que facilitar a adesão aos novos padrões.

Para o usuário comum, nada precisa ser alterado. É bastante improvável que um consumidor seja responsável pelo envio de mais de 5 mil mensagens num único dia, a não ser a conta seja usada para fins comerciais.

Neste caso, o novo conjunto de regras do Google deve agregar apenas melhorias em usabilidade. Assim que as políticas entrarem em vigor em fevereiro, a quantidade de e-mails indesejados deve diminuir, golpes devem ser mais facilmente detectados e vai ficar mais fácil cancelar a inscrição de canais de comunicação desimportantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.