Apple está trabalhando em inteligência artificial como o ChatGPT, diz Tim Cook

1 min de leitura
Imagem de: Apple está trabalhando em inteligência artificial como o ChatGPT, diz Tim Cook
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Apple desenvolve uma ferramenta com inteligência artificial (IA) parecida com o ChatGPT, revelou o CEO Tim Cook, em entrevista nesta sexta-feira (29). A empresa atualmente contrata mais funcionários para desenvolver esses projetos. As informações são da BBC News.

"Está literalmente em todo lugar, em nossos produtos, e é claro que também estamos pesquisando IA generativa", pontuou o CEO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda não há informações sobre os planos da Apple com IA.Ainda não há informações sobre os planos da Apple com IA.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O termo "inteligência artificial generativa" representa modelos capazes de gerar mídia (textos, áudios, fotos e vídeos, por exemplo) a partir de comandos. ChatGPT, Dall-E, Bing Chat e Windows Copilot entram nessa categoria.

Durante o papo, o executivo não deu detalhes sobre o projeto — e é possível que demore até mais informações surgirem. A Apple costuma ser bem cautelosa com o lançamento de novos produtos, e algo como um assistente virtual com IA seria algo marcante para a companhia.

Mais contratações para desenvolver IA

Em setembro deste ano, surgiu o rumor de que a Apple acelerou o desenvolvimento de uma IA para incrementar a Siri. Segundo uma reportagem do The Information, há pelo menos dois times na companhia inteiramente dedicados ao desenvolvimento de novos modelos de linguagem.

Durante a entrevista, Cook reforçou que a empresa procura por talentos para complementar o desenvolvimento desses projetos. "Estamos contratando nessa área, sim, e por isso espero que [o investimento] aumente", disse.

Novas IAs não necessariamente podem tomar forma como um assistente virtual, porém. O próprio CEO menciona que a tecnologia está presente em mecanismos já existentes, como a detecção de colisão, o corretor automático do iOS e a detecção de queda do Apple Watch.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.