Apple já testa modelo de linguagem de IA para melhorar Siri, diz jornal

1 min de leitura
Imagem de: Apple já testa modelo de linguagem de IA para melhorar Siri, diz jornal
Imagem: Jimmy Jin/Unsplash

Seguindo a Microsoft e o Google, a Apple pode ser a próxima big tech que investirá em chatbots de inteligência artificial. Um recente artigo do New York Times revelou que a companhia realizou um evento interno sobre “IA e modelos de linguagem”.

Conforme as informações, o encontro reuniu equipes de diferentes setores da Gigante de Cupertino. Para mais, alguns funcionários da Apple estariam testando com regularidade “conceitos de geração de linguagem”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apple pode usar chatbots IA para melhorar a experiência de artistas e criadores.Apple pode usar chatbots IA para melhorar a experiência de artistas e criadores.Fonte:  Kelly Sikkema/Unsplash 

A reportagem do New York Times não cita se a Apple está desenvolvendo o próprio chatbot ou se pretende adotar um modelo existente. Contudo, supostamente, a big tech estaria estudando usar a tecnologia integrada a assistente de voz Siri e em outras áreas.

Historicamente, a empresa é conhecida pelo amplo suporte a artistas e criadores. Assim, é possível que ela queira aplicar modelos de linguagem que contribuam com a rotina de trabalho desses profissionais.

Apesar dos chatbots terem dominado as conversas sobre tecnologia nos últimos meses, a Apple não participou de muitas delas. A única coisa relacionada ao tema foi o lançamento de audiolivros narrados por IA.

De toda forma, a empresa já adota recursos de IA em vários produtos. Isso inclui os softwares usados para processamento de imagem, o desbloqueio via Face ID com máscara e o detector de acidentes do iPhone 14 e do Apple Watch.

Problemas da Siri

Ex-engenheiro da Apple diz que assistente Siri tem “código desajeitado”.Ex-engenheiro da Apple diz que assistente Siri tem “código desajeitado”.Fonte:  Omid Armin/Unsplash 

Nesta semana, um ex-engenheiro da Apple disse ao New York Times que a Siri não tem poder para superar o ChatGPT da OpenAI. Um dos motivos seria o “código desajeitado” e o banco de dados “como uma bola de neve” que dificulta as atualizações de recursos.

Aparentemente, a big tech terá um amplo desafio se quiser criar a integração de um chatbot IA com a popular assistente de voz. Segundo o especialista, uma ação como essa poderia demorar cerca de um ano para ser implantada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.