Apple acelera desenvolvimento de IA para Siri, segundo rumor

1 min de leitura
Imagem de: Apple acelera desenvolvimento de IA para Siri, segundo rumor
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple está investindo ainda mais no desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial (IA), segundo rumores. A empresa prepara ferramentas de IA generativa para lidar com conversas e mídias. As informações são do site The Information.

A construção de modelos conversacionais acontece há pelo menos quatro anos na Apple, quando o líder do setor John Giannandrea formou um time dedicado para os modelos de linguagem (LLMs). Este ano, com a popularização do ChatGPT, a companhia voltou sua atenção para o setor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os novos modelos de IA podem ser usados para alimentar a Siri.Os novos modelos de IA podem ser usados para alimentar a Siri.Fonte:  GettyImages 

De acordo com a reportagem, há pelo menos dois times trabalhando concomitantemente no desenvolvimento de IA na Apple: um dedicado ao desenvolvimento de um modelo focado em visão computacional (imagens, vídeos e cenários 3D) e outro focado num bot multimodal, capaz de lidar com texto, imagens e vídeos simultaneamente.

Não se sabe exatamente a finalidade de cada um desses modelos, e é possível que sejam destinados ao uso interno. Contudo, há indícios de que a Apple planeja incorporar a tecnologia na Siri, ampliando o potencial da assistente virtual.

Como seria a Siri com inteligência artificial?

Em janeiro deste ano, um desenvolvedor conseguiu fundir a Siri da Apple com o ChatGPT, da OpenAI. A junção de ferramentas gerou uma assistente virtual robusta, ainda que disponível apenas como protótipo.

Contudo, o experimento demonstrou o potencial das IAs generativas como assistentes virtuais. Além de conseguirem interpretar comandos com maior facilidade, os assistentes também seriam capazes de entender contextos e dar sugestões.

--

Veja Celulares Apple no Tecmundo Comparador

Imagem: Celulares Apple no TecMundo Comparador
Imagem: Tecmundo Recomenda

Celulares Apple no TecMundo Comparador

Clique e compare os smartphones Apple no Comparador do TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.