Os 7 melhores softwares de recuperação de dados

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Os 7 melhores softwares de recuperação de dados
Imagem: GettyImages

Qualquer usuário de computador ou smartphone inevitavelmente vai apagar um arquivo sem querer em algum momento. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, isso não é o fim da linha! Um bom programa de recuperação de dados pode reverter esse quadro sem grandes transtornos.

Caso esteja em dúvida, vamos listar abaixo 7 programas de recuperação de dados gratuitos que podem trazer de volta aquela foto bacana de férias ou algum documento importante. Confira!

1. Stellar Data Recovery

O Stellar Data Recovery é uma das opções com maior grau de confiabilidade em recuperação de dados para Windows e macOS. Ele tem nota de 4.6/5 no TrustPilot e é recomendado por especialistas do TechRadar Pro.

Este software, além de ser fácil de usar, é capaz de recuperar arquivos de qualquer formato, inclusive se o dispositivo ou driver tiver sido formatado, encriptado ou corrompido.

A Stellar ainda tem um laboratório na Holanda, para onde é possível enviar dispositivos de armazenamento que sofreram dano físico para restauração.

stellarLaboratório da Stellar Data Recovery para recuperação de dispositivos com danos físicos. (Stellar/Divulgação)

2. EaseUS Data Recovery Wizard

O EaseUS Data Recovery Wizard é um dos primeiros nomes quando o assunto é software para recuperação de dados, visto que possui diversas funcionalidades de recuperação em seu pacote.

Dentre as suas principais características estão a possibilidade de recuperar arquivos que foram perdidos após uma formatação, além de trazer de volta uma partição perdida do seu disco rígido e até mesmo fazer varreduras em dispositivos como pen drives e câmeras digitais.

3. Puran File Recovery

O Puran File Recovery é outra opção que deve ser considerada quando estiver procurando por um bom programa de recuperação de dados. Apesar de não sofrer nenhum tipo de atualização em sua base de dados desde 2016, ainda se mostra bastante funcional dentre as várias opções disponíveis no mercado.

Além da sua facilidade de uso, ele também é capaz de verificar sistemas de arquivos NTFS e FAT12/16/32, bem como oferecer suporte de execução como uma versão portátil e até mesmo recuperar partições perdidas que não foram substituídas.

4. Recuva

Quando falamos em programas de recuperação de dados gratuitos, o Recuva é mais um que desponta como favorito entre muitos usuários de softwares do gênero. Isso por conta de sua versatilidade, sendo capaz de recuperar arquivos em HD, cartões de memória e outras formas de armazenamento.

Outra função que faz do Recuva um dos favoritos de muita gente é o fato de que ele permite recuperar arquivos de versões mais antigas do Windows, incluindo nessa relação as edições 2000, NT, ME e 98.

Os programas de recuperação de dados são as melhores opções caso tenha deletado algum arquivo acidentalmente.Os programas de recuperação de dados são as melhores opções caso tenha deletado algum arquivo acidentalmente.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

5. Disk Dril

Apesar de ser uma versão um pouco mais limitada se comparada com as demais presentes nessa lista – pelo fato de permitir recuperar apenas 500 MB de dados –, o Disk Drill ainda desponta como um dos melhores softwares de recuperação de dados existentes no mercado.

Dentre as suas principais vantagens estão:

  • a possibilidade de organizar os arquivos excluídos por categoria;
  • permitir filtrar os resultados obtidos após a varredura por tamanho ou data;
  • trabalhar com vários formatos de dispositivos de armazenamento – incluindo cartões de memória e iPods.

6. Glarysoft File Recovery Free

Apesar de não contar com muitas opções em termos de recurso, podemos dizer que o Glarysoft File Recovery Free é uma boa opção para quem deseja recuperar arquivos perdidos de forma fácil e descomplicada.

O Glarysoft File Recovery Free funciona com sistemas de arquivos FAT, NTFS e EFS, e permite que alguns dados perdidos sejam recuperados mesmo quando o programa continua em execução.

Programas de recuperação de dados trabalham com vários tipos de unidades de armazenamento.Programas de recuperação de dados trabalham com vários tipos de unidades de armazenamento.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

7. Restoration

Vamos fechar a nossa relação indicando o Restoration como opção a ser considerada caso precise fazer uma busca por um arquivo apagado acidentalmente.

Um de seus principais atributos é o fato de contar com uma janela de trabalho bem limpa e fácil de se trabalhar, possibilitando recuperar arquivos de cartões de memória, pen drive, disco rígido e outras unidades de armazenamento. Entretanto, é válido dizer que ele não permite restaurar pastas de uma vez, apenas arquivos de forma individual.

E você, conhece mais alguma opção gratuita de programa de recuperação de dados? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores utilizando as nossas redes sociais, e aproveite para ler sobre as novas políticas da Apple para coleta de dados por meio de aplicativos na App Store.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.