Usuários do Windows reclamam de pop-up que sugere trocar o Google pelo Bing

1 min de leitura
Imagem de: Usuários do Windows reclamam de pop-up que sugere trocar o Google pelo Bing
Imagem: The Verge/Reprodução

A Microsoft está usando pop-ups para sugerir aos usuários do Google e de outros buscadores que troquem a plataforma de pesquisa do Chrome para o Bing. Há diversos relatos de pessoas visualizando as notificações.

Aparecendo tanto no Windows 10 quanto no Windows 11, a janela surge no canto inferior direito da tela, com o título “Mude seu mecanismo de pesquisa padrão para Microsoft Bing no Chrome”. O texto que acompanha o alerta cita algumas vantagens de usar o buscador da gigante de Redmond, como a possibilidade de ganhar pontos no Microsoft Rewards.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O pop-up também menciona as melhorias no sistema de pesquisa promovidas pelo uso da inteligência artificial (IA), indicando a troca para o Bing para aproveitar os aprimoramentos. Ao final, o usuário tem a opção de clicar em “Sim” ou “Não”, com a escolha da última alternativa fazendo a janela desaparecer.

A notificação pode aparecer no Windows 10 e no Windows 11.A notificação pode aparecer no Windows 10 e no Windows 11.Fonte:  Windows Latest/Reprodução 

Embora seja fácil se livrar da notificação, bastando negar a troca, muitas pessoas têm reclamado da forma invasiva pela qual a Microsoft tem exibido a sugestão. Em alguns casos, o pop-up aparece até mesmo durante sessões de jogos em tela cheia, modo que desativa automaticamente os alertas do Windows.

Pausa nas notificações

De acordo com o Windows Latest, a Microsoft utiliza uma ferramenta de otimização da experiência do Bing para verificar se o buscador está integrado ao navegador padrão do dispositivo. Além disso, a big tech tem meios de verificar quando o Edge foi utilizado pela última vez no PC.

A companhia também é capaz de detectar se o Google ou outro serviço de busca está em uso no Chrome. Caso isso se confirme, combinado ao não uso de Edge nas últimas 48 horas, a notificação sugerindo a troca para o Bing Chat pode ser exibida.

Mas diante das reclamações, a empresa disse que paralisou a emissão dos alertas. “Estamos cientes desses relatos e pausamos esta notificação enquanto investigamos e tomamos as medidas apropriadas para resolver esse comportamento não intencional”, declarou a diretora de comunicação da Microsoft, Caitlin Roulston, em comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.