Google Fotos lança pasta trancada para iOS e versão web

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos lança pasta trancada para iOS e versão web
Imagem: Google/Divulgação

Usuários do Google Fotos na versão web e no iOS agora também passam a ter acesso à pasta trancada, função que adiciona uma camada extra de privacidade às imagens armazenadas na plataforma, a partir desta terça-feira (29). A ferramenta já estava disponível no Android desde 2021, quando chegou primeiro aos celulares Pixel.

Com o recurso ativado, é possível limitar o acesso a determinados arquivos, como fotos de documentos pessoais ou imagens sensíveis, por exemplo, evitando a visualização de pessoas não autorizadas. Isso acontece por meio do cadastro de uma senha ou dados biométricos, que são exigidos sempre que alguém tenta acessar a pasta segura.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale destacar que as fotos e os vídeos salvos na pasta bloqueada não aparecem em mais nenhum outro lugar do aplicativo, a não ser dentro daquele próprio espaço protegido. O usuário não irá visualizar tais imagens na grade de fotos, memórias, álbuns nem quando realizar pesquisas na plataforma.

As imagens adicionadas à pasta bloqueada são protegidas com senha ou biometria.As imagens adicionadas à pasta bloqueada são protegidas com senha ou biometria.Fonte:  Google/Divulgação 

Anteriormente, as imagens protegidas com senha no Google Fotos só ficavam disponíveis localmente, no próprio dispositivo Android. Mas com esta atualização, elas poderão ser visualizadas na nuvem, desde que você ative a opção de realizar backup online.

Nova tela de configuração

Junto com o lançamento da pasta segura do Google Fotos para iOS e a versão web, a Google também anunciou a renovação do design da tela de configuração do app. A mudança simplifica e aprimora o acesso aos ajustes de privacidade, notificações, backup e outras ferramentas.

A página de configurações do Google Fotos ganhou um novo design.A página de configurações do Google Fotos ganhou um novo design.Fonte:  Google/Divulgação 

Esta nova página de configurações já está disponível no aplicativo para Android e iOS. Enquanto isso, o backup para acesso aos arquivos protegidos na nuvem e a pasta bloqueada no iOS estão sendo disponibilizados de forma gradual, devendo chegar a todos os usuários nos próximos dias.

Para verificar se a pasta segura chegou ao seu iPhone, vá à opção “Biblioteca”, no menu inferior da tela inicial, e pressione “Gerenciamento”. Em seguida, role a página e confira a disponibilidade do recurso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.