Google Fotos: conheça recurso que usa IA para criar álbuns

2 min de leitura
Imagem de: Google Fotos: conheça recurso que usa IA para criar álbuns
Imagem: GettyImages

O Google Fotos está inovando a forma como os usuários revivem e compartilham seus momentos mais memoráveis. Recentemente, a big tech anunciou uma novidade na qual oferecerá uma nova visualização da ferramenta "Memórias": agora, usuários poderão criar álbuns de fotos com suas principais memórias com a ajuda de uma Inteligência Artificial (IA).

O novo produto da empresa vai além da já existente funcionalidade de "Memórias", presente no Google Fotos já há quatro anos e que, segundo a companhia, é utilizada por cerca de meio bilhão de pessoas ao redor do mundo. Agora, os usuários podem salvar suas memórias favoritas ou criar novas do zero, construindo uma espécie de linha do tempo semelhante a um álbum de recortes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A má notícia é que a função ainda está sendo distribuída de forma limitada. Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas nos Estados Unidos.

Como funciona a ferramenta?

Com a novidade, é possível folhear imagens favoritas de meses e anos passados através de um carrossel na parte superior do aplicativo do Google Fotos. Ou, o usuário pode simplesmente utilizar a assistente de IA para que esta selecione automaticamente suas principais memórias e crie álbuns personalizados com base nelas.

O Google Fotos ganhou um novo recurso de criação de álbuns que se utiliza de uma IA.O Google Fotos ganhou um novo recurso de criação de álbuns que se utiliza de uma IA.Fonte:  Google 

Além disso, é possível renomear os álbuns recém-criados, conferindo títulos personalizados que reflitam as essências das memórias apresentadas, ao invés de apostar em títulos mais genéricos. A escolha dos nomes das coleções de fotos também poderá ser feita através da IA integrada à nova funcionalidade do Google Fotos.

A IA em questão é uma funcionalidade experimental da Google Labs no Google Fotos e é categorizada como uma IA generativa. No caso dos títulos, por exemplo, ela é acionada quando o usuário aperta o botão "Ajude-me a nomear". Caso as sugestões da IA não agradem, é possível editá-las ou ajustá-las para incluir detalhes diferentes, usando o botão "Adicionar dica". O feedback fornecido pelos usuários contribuirá para o aprimoramento contínuo da IA.

Além da criação de álbuns de memórias personalizados, o Google Fotos permite que os usuários convidem amigos e familiares para colaborar na visualização de memórias, adicionando suas próprias fotos e vídeos à coleção, de maneira semelhante aos Álbuns Compartilhados. O resultado final é uma linha do tempo que lembra um álbum de recortes repleto de fotos e vídeos.

Embora o lançamento inicial seja nos Estados Unidos, a funcionalidade será estendida para mercados globais nos próximos meses, promovendo uma forma mais rica e envolvente de reviver e compartilhar momentos preciosos. Por enquanto, a funcionalidade de IA está disponível apenas para contas selecionadas nos Estados Unidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.