Políticas de uso de inteligência artificial generativa de TecMundo e Mega Curioso

1 min de leitura
Imagem de: Políticas de uso de inteligência artificial generativa de TecMundo e Mega Curioso
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Você acessa a internet todos os dias e certamente sabe que, desde a metade de 2022, os recursos de Inteligência Artificial (IA) vêm crescendo... e muito! Em todo o planeta, publicações dos mais diversos segmentos passaram a integrar essas tecnologias em suas operações e é importante que haja transparência total para a manutenção da relação de confiança entre leitores e equipes editoriais.

Por isso, decidimos publicar nossas políticas de uso de inteligência artificial generativa de uma forma clara e sincera. E o primeiro recado que queremos deixar aqui é de que o TecMundo e Mega Curioso não usam IAs generativas para a construção de conteúdos que serão publicados nos sites. Isso vale para toda a equipe: dos redatores aos editores e especialistas em SEO. De toda forma, segue abaixo um pouco mais de detalhes sobre cada uso:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

ChatGPT, Bard e outros geradores de textos

O TecMundo pode usar essas ferramentas para fins de comparação e análise de funcionalidades, sempre focando em experiência de uso e transmissão desses relatos para que os leitores consigam tomar melhores decisões em relação à escolha de qual ferramenta é mais recomendada para cada momento.

Tanto no TecMundo quanto no Mega Curioso, sempre que houver o uso de ferramentas generativas isso ficará claro em textos e imagens.

Também podemos usar serviços similares ao ChatGPT para a criação de resumos a serem compartilhados internamente, assim como destaques de bullet-points que podem ser aplicados para otimizações de compartilhamento. Porém sempre usaremos como base textos completos produzidos por redatores humanos.

Não fazemos o uso de ChatGPT ou Bard para editar matérias — seja para otimização de busca ou para revisão de conteúdo. Serviços como esses também não são usados como fontes de pesquisa para artigos e notícias.

Midjourney ou Bing Image Creator

Até que exista mais clareza sobre as integrações entre IAs generativas e bancos de imagens, optamos por usar criações realizadas por inteligências artificiais somente em casos em que a própria imagem seja fonte da matéria. Por exemplo: Vingadores nos anos 90: IA imagina elenco alternativo para os filmes.

Ou seja: não usaremos os serviços como Midjourney para criar imagens ilustrativas de artigos ou matérias gerais. Seguimos utilizando bancos de imagens e respeitando as políticas de uso de cada um deles.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.