Chrome terá recurso que transforma arquivos PDF em textos lidos

1 min de leitura
Imagem de: Chrome terá recurso que transforma arquivos PDF em textos lidos
Imagem: Unsplash

O Google facilitará a interação com documentos em formato PDF para pessoas com problemas de visão. Em breve, a empresa adicionará ao Chrome uma tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) capaz de converter PDFs em textos acessíveis, especialmente para aqueles que utilizam leitores de tela. Além disso, a ferramenta fornecerá descrições de imagens, ampliando ainda mais a acessibilidade.

De acordo com o Google, essa nova funcionalidade estará disponível nos próximos meses. Além disso, a empresa planeja expandir o recurso para outras plataformas ainda neste ano, embora não tenha especificado quais delas receberão essa atualização. Segundo o Engadget, mais esclarecimentos da big tech devem chegar em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em breve, o Chrome terá um recurso novo envolvendo PDFs.Em breve, o Chrome terá um recurso novo envolvendo PDFs.Fonte:  GettyImages 

Essa novidade surge como parte de um amplo esforço educacional, que inclui licenciamento de aplicativos para Chromebooks escolares e acesso gratuito ao Adobe Express nos Estados Unidos. Os administradores terão maior controle sobre o acesso de alunos e professores em seus Chromebooks, podendo, por exemplo, proibir a cópia e a colagem de textos de certos sites, como ferramentas de inteligência artificial generativa, que poderiam ser usadas para trapacear em testes. Já os usuários terão mais facilidade em desativar a câmera e o microfone, independentemente de sua localização no sistema operacional Chrome.

A funcionalidade de leitura em voz alta de documentos em PDF tem como principal foco as salas de aula, onde estudantes com problemas visuais terão mais facilidade em ler materiais de aula digitalizados ou artigos de pesquisa necessários. No entanto, essa atualização também tornará a internet mais acessível para o público em geral. Muitos sites utilizam PDFs para disponibilizar informações importantes, como termos de serviço. Com essa melhoria, mais pessoas poderão ter acesso a essas informações fundamentais.

É evidente que o Google está comprometido em tornar seus serviços mais inclusivos e acessíveis para todos os usuários. A adição da tecnologia OCR ao Chrome é um passo significativo nesse sentido, facilitando a vida das pessoas com baixa visão e proporcionando maior igualdade de acesso à informação. Agora, só resta aguardar por mais detalhes sobre essa inovação e seu lançamento oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.