Opera One: navegador ganha novo visual, navegação em 'ilha' e funções de IA

1 min de leitura
Imagem de: Opera One: navegador ganha novo visual, navegação em 'ilha' e funções de IA
Imagem: Opera/Divulgação

Opera anunciou nesta terça-feira (25) o Opera One, novo navegador que vai substituir o browser no Windows, macOS e Linux. A troca será feita ainda esse ano pelo programa com um visual totalmente novo e a possibilidade de navegar em "ilha".

Inicialmente, o "Tab Islands", que permite a navegação pelos grupos, terá uma prévia lançada para desenvolvedores. As ilhas são agrupadas por contexto, como, por exemplo, a junção de documentos do Google. Elas ficam na vertical e podem ser minimizadas ou expandidas pelos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia surgiu através de pesquisa com usuários, confusos com o número de abas abertas. O objetivo é oferecer algo suave e intuitivo. Além do agrupamento automático, também é possível escolher como reunir, apertando CTRL ou Command, e clicando naquelas guias que vão para a ilha, ou arrastando.

Joanna Czajka, diretora de produto do Opera, destacou que o browser vai se adaptar a cada necessidade, deixando o que for relevante para aquele usuário em primeiro plano. O Modular Design também vai ser automaticamente ajustado.

As guias também são separadas por cor, para facilitar a navegação do usuário no Opera One.As guias também são separadas por cor, para facilitar a navegação do usuário no Opera One.Fonte:  Opera 

"A navegação líquida e o design modular são possíveis graças ao nosso novo Multithreaded Compositor, com o Opera sendo o primeiro entre os principais navegadores baseados em Chromium a introduzir", emendou a diretora. A interface será mais rápida e suave.

O navegador da empresa norueguesa conta ainda com elementos para preparar um "futuro generativo baseado em inteligência artificial". O Opera One vai integrar, ainda, AI Prompts e acesso lateral ao ChatGPT e ChatSonic. Outros recursos serão adicionados em seguida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.