Microsoft planeja levar recurso clássico do Windows Vista ao Windows 11

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft planeja levar recurso clássico do Windows Vista ao Windows 11
Imagem: Getty Images/Reprodução

Aparentemente, a Microsoft decidiu reviver a mesma experiência dos gadgets do Windows Vista no Windows 11 através dos widgets de desktop. Segundo documentos obtidos pelo site Windows Latest, em breve será possível fixar na área de trabalho do sistema operacional (SO) diversos recursos, inclusive ferramentas de terceiros.

Os widgets do Windows 11 são muito parecidos com os Gadgets que foram descontinuados no Windows Vista. No entanto, ao contrário dos gadgets, esses widgets ficarão fixados no lado esquerdo da tela e terão funcionalidades mais limitadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caso você nao se lembre muito bem: com os Gadgets, a Microsoft permitia que os usuários expandissem as capacidades de suas áreas de trabalho com recursos como clima, notícias e mais. Agora, algo parecido deve ser visto na nova versão do software.

Segundo o relatório obtido pelo site, a Microsoft está empenhada em aprimorar a funcionalidade e a aparência dos widgets no Windows 11, que devem surgir na próxima atualização do sistema operacional. Isso significa que, em breve, poderá ser possível fixar as ferramentas desejadas na área de trabalho e ter acesso a elas também por meio do painel de widgets.

O Windows 11 terá mais novidades em breve, com novos widgets para desktop.O Windows 11 terá mais novidades em breve, com novos widgets para desktop.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Dessa maneira, a Microsoft pretende reformular a forma como os widgets podem funcionar em um PC. A possibilidade de fixá-los na área de trabalho pode, por exemplo, aumentar significativamente a produtividade dos usuários, e a companhia já está trabalhando em parceria com desenvolvedores para permitir, inclusive, widgets de terceiros no desktop.

Como funcionarão os "novos" widgets

Assim como os widgets já existentes, os novos serão programas que poderão ser baixados e ficarão na área de trabalho do Windows, fornecendo informações instantâneas aos usuários. Nesse sentido, a Microsoft não está eliminando o painel de widgets no Windows 11. Em vez disso, será possível fixar os widgets diretamente no desktop. Essa funcionalidade será semelhante aos que vemos no iPad ou Android.

Se você desafixar um widget da área de trabalho, ele continuará disponível no Windows através do painel de widgets, apenas não sendo mais um recurso fixo na área de trabalho. Em outras palavras, os widgets continuarão presentes em seu dispositivo, mas não haverá um atalho direto para eles. Para mudar isso, você deverá clicar com o botão direito ou tocar e segurar em qualquer widget no painel e selecionar a opção "fixar na área de trabalho".

Vale lembrar que, no ano passado, a Microsoft adicionou suporte a widgets de terceiros no Windows 11 e disponibilizou informações para auxiliar os desenvolvedores na criação de seus próprios widgets. Esses apps de terceiros são alimentados pela plataforma Adaptive Cards, que utiliza a tecnologia web Chromium para oferecer uma experiência complementar a aplicativos Win32 e PWA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.