Imagem gerada por IA viraliza com falsa explosão no Pentágono

1 min de leitura
Imagem de: Imagem gerada por IA viraliza com falsa explosão no Pentágono
Imagem: Twitter/Authority_AI

Uma imagem mostrando uma suposta explosão no Pentágono, em Washington (Estados Unidos), viralizou na manhã desta segunda-feira (22) no Twitter, juntamente com alegações de que algo havia acontecido na sede do Departamento de Defesa americano. No entanto, a foto, aparentemente gerada por inteligência artificial (IA), é falsa.

De acordo com a autoridade policial de Arlington, onde fica o famoso prédio, “não há explosão ou incidente ocorrendo na reserva do Pentágono ou perto dela”. A mensagem divulgada no perfil oficial da entidade também descartou a existência de qualquer risco para o público.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A imagem em questão mostra uma grande nuvem de fumaça nos arredores de um dos prédios do Departamento de Defesa dos EUA. Vários perfis que a compartilharam também alegaram ter havido uma explosão no local, sugerindo a ocorrência de um suposto ataque terrorista.

Com a viralização do conteúdo na rede social, alguns veículos de comunicação internacionais divulgaram a falsa explosão no Pentágono como algo real. A disseminação do material chegou a afetar o mercado de ações, que apresentou uma breve queda, de 0,26%, se recuperando posteriormente.

Detalhes na imagem indicam uso da tecnologia

Ainda não há a confirmação de que a foto que mostra uma explosão no Pentágono tenha sido gerada por IA. Porém, alguns detalhes na imagem, como as colunas do prédio de tamanhos diferentes e a cerca se misturando à calçada em algumas partes, sugerem o uso da tecnologia de geração de imagens, de acordo com o Business Insider.

Entre as contas que retweetaram a imagem falsa está a da mídia estatal russa, com mais de 3 milhões de seguidores — posteriormente, o post foi excluído. Perfis que tratam da guerra na Ucrânia e associados a teorias da conspiração também ajudaram a disseminar o conteúdo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.