Google e Samsung trabalham para reduzir fechamento de apps em 2º plano

1 min de leitura
Imagem de: Google e Samsung trabalham para reduzir fechamento de apps em 2º plano
Imagem: Google/Divulgação

O fechamento forçado de aplicativos em segundo plano para economizar a bateria e otimizar o desempenho no Android tem deixado muitos usuários insatisfeitos. Porém, o Google está trabalhando para corrigir a inconsistência e anunciou que a Samsung será a primeira fabricante a adotar as melhorias.

Em comunicado divulgado na sexta-feira (5), a companhia de Mountain View afirmou que as mudanças vão “ajudar a garantir que as APIs para trabalho em segundo plano sejam suportadas de maneira previsível e consistente em todo o ecossistema”. Para tanto, é necessária a adesão das grandes fabricantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No momento, a Samsung é a única parceira da gigante das buscas que confirmou a adesão ao novo modelo, com previsão de estreá-lo a partir da One UI 6.0, próxima versão da interface dos dispositivos Galaxy. Há a expectativa de que outras marcas façam o mesmo, em breve.

A mudança de comportamento deve ser notada a partir da atualização para o Android 14.A mudança de comportamento deve ser notada a partir da atualização para o Android 14.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Assim, a promessa é de que o processo de “matar” apps em segundo plano não seja mais realizado com tanta frequência. O problema tem relação com as restrições nos serviços de primeiro plano e trabalho em segundo plano, dificultando o desenvolvimento de programas para diferentes modelos de smartphones.

Mudanças chegam no Android 14

Segundo a gigante da tecnologia, as mudanças que permitirão a execução de forma confiável dos serviços em segundo plano devem entrar em vigor na One UI 6.0 baseada no Android 14. A próxima versão do sistema operacional tem previsão de estreia para o segundo semestre deste ano.

“Para fortalecer a plataforma Android, nossa colaboração com o Google resultou em uma política unificada que esperamos criar uma experiência de usuário mais consistente e confiável para os usuários da série Galaxy”, declarou a Samsung. A fabricante ressaltou que os desenvolvedores precisarão seguir a nova regra de API para evitar o problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.