ChatGPT faz 80% do trabalho de funcionário, que consegue segundo emprego

1 min de leitura
Imagem de: ChatGPT faz 80% do trabalho de funcionário, que consegue segundo emprego
Imagem: Getty Images/Reprodução

A ferramenta de inteligência artificial (IA) ChatGPT, da empresa OpenAI, está ajudando pessoas a manter vários empregos sem que seus supervisores saibam. Pelo menos, é o que aponta uma reportagem da Vice, que conversou com vários trabalhadores sobre como eles têm usando o ChatGPT em suas vidas profissionais.

De acordo com a publicação, essa prática se relaciona com um fenômeno chamado de overemployment, que surgiu quando muitos indivíduos passaram a trabalhar remotamente durante a pandemia e a aproveitaram para assumir um segundo emprego "secreto" a fim de aumentar a renda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Algumas pessoas têm utilizado o ChatGPT para trabalhar em mais de um emprego sem que os demais percebam.Algumas pessoas têm utilizado o ChatGPT para trabalhar em mais de um emprego sem que os demais percebam.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Um dos entrevistados pela Vice, Ben (nome fictício), afirmou que só se candidatou a um segundo emprego depois de perceber que poderia usar a ferramenta de IA em seu trabalho diário. Ele auxilia empresas de tecnologia financeira a comercializar novos produtos e disse que o ChatGPT o ajudou a fazer seu trabalho de forma mais rápida e eficiente. O que o deixou com mais tempo livre para buscar uma renda extra.

Conseguindo um segundo emprego

Ben disse à reportagem que, no início deste ano, conseguiu um segundo emprego depois de usar o chatbot de IA para escrever suas cartas de apresentação e currículo. Para ele, o lançamento do GPT-4, versão atualizada do modelo de IA que sustenta o ChatGPT, tornou tudo ainda mais simples e otimizado.

"Essa é a única razão pela qual consegui meu emprego este ano", disse o profissional durante a entrevista. "O ChatGPT faz cerca de 80% do meu trabalho, para ser honesto".

Ele seguiu: "Eu posso simplesmente pedir para ele criar uma história e ele faz isso por mim, com base no contexto que eu dei a ele." No entanto, Ben disse que ainda precisava ajustar os textos às vezes.

Por fim, a reportagem ainda mostra que Ben chegou a usar o chatbot para escrever mensagens para seu gerente, pedindo que o ChatGPT escrevesse tudo em letras minúsculas para parecer ainda mais natural.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.