Android 12L: qual a diferença do sistema para tablets e dobráveis

2 min de leitura
Imagem de: Android 12L: qual a diferença do sistema para tablets e dobráveis
Imagem: Samsung/ Divulgação

O Android é um sistema operacional desenvolvido pelo Google para dispositivos móveis. De tempos em tempos, ocorrem novas atualizações para se adaptar às necessidades e às novidades do mercado.

Em 2021, o Google anunciou o Android 12L, uma edição especial do sistema voltada para dispositivos com telas maiores, incluindo tablets e os novos aparelhos dobráveis — a Samsung, inclusive, trabalhou em conjunto com a marca desde os primórdios da iniciativa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quer saber quais são os diferenciais do Android 12L? Conheça mais detalhes sobre essa versão abaixo!

Qual a diferença entre o Android 12L e o Android 12?

O Android 12L foi desenvolvido para melhorar a experiência de uso em dispositivos de tela grande, como o Galaxy Z Fold4O Android 12L foi desenvolvido para melhorar a experiência de uso em dispositivos de tela grande, como o Galaxy Z Fold4Fonte:  Samsung/ Divulgação 

A diferença é que o Android 12 é uma atualização padrão do sistema operacional (SO) do Google, já o Android 12L é uma versão específica para uso em dispositivos móveis de tela grande, como os tablets e smartphones dobráveis.

Na realidade, o nome recebeu o acréscimo da letra “L” porque é uma referência a palavra de língua inglesa “Large”, que significa “Grande” em português.

Ou seja, o Android 12L não é uma atualização para a versão mais recente do Android 12, é apenas uma adaptação desse sistema para melhorar a experiência de uso em telas maiores. A versão seguinte e atualizada do SO do Google é o Android 13.

Isso quer dizer que se você usa um smartphone que tem o Android 12, quando ocorrer a próxima atualização vai ser para o Android 13.

Quais são as características do Android 12L?

O Android 12L permite o layout de duas colunasO Android 12L permite o layout de duas colunasFonte:  Google/ Divulgação 

O Android 12L tem algumas funcionalidades criadas para que o usuário possa explorar todos os benefícios de usar um dispositivo com tela grande.  A ideia é que o espaço maior possa ser totalmente aproveitado.

Confira algumas das características destacáveis do Android 12L:

  • Notificações: os aparelhos de tela maior apresentam duas colunas na aba de notificação. De um lado, é possível ver as configurações rápidas e do outro o conteúdo da notificação, ocorrendo uma divisão vertical;
  • Barra de tarefas: no Android 12L, há uma barra de tarefas na parte inferior que possibilita que o usuário use o dispositivo em modo multitarefa, com a tela dividida entre vários aplicativos;
  • Compatibilidade de aplicativos: existe a possibilidade de acionar o modo de compatibilidade para apps que não funcionam bem em um dispositivo de tela grande. Nesse caso, o software vai rodar em uma janela dentro da proporção suportada pelo programa, evitando distorções na imagem.

Quais são os dispositivos compatíveis com o Android 12L?

O tablet da Samsung Galaxy Tab S8 é um dos dispositivos com Android 12LO tablet da Samsung Galaxy Tab S8 é um dos dispositivos com Android 12LFonte:  Samsung/ Divulgação 

O Android 12L foi desenvolvido especificamente para tablets e smartphones dobráveis. Porém, não são todos os aparelhos desse tipo que funcionam com essa versão do sistema do Google. Então, é preciso conferir se o modelo do seu dispositivo móvel é compatível com o SO.

Algumas fabricantes já liberaram para os usuários a lista dos aparelhos com Android 12L, por exemplo, a Samsung e a Lenovo. Em geral, os dispositivos compatíveis recebem a atualização automaticamente.

No entanto, se você quiser verificar manualmente, na maioria dos casos, basta ir em "Configurações" > "Sobre o aparelho" > "Atualização de software", e baixar a nova versão, quando disponível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.