5 novidades de IA do Google chegando para rivalizar com o Bing

2 min de leitura
Imagem de: 5 novidades de IA do Google chegando para rivalizar com o Bing
Imagem: GettyImages

Após o lançamento do ChatGPT, chatbot da empresa OpenAI, em novembro de 2022, o campo de Inteligência Artificial (IA) cresceu de maneira impressionante, movimentando grandemente o mercado de tecnologia. A ferramenta, que conversa com seus usuários de maneira natural e intuitiva, se tornou uma das maiores febres da história da internet e objeto de desejo de outras big techs, como o Google, que vem tentando desenvolver recursos similares a fim de não ficar para trás.

Inclusive, o Google já prepara algumas novidades interessantes em sua investida dentro do campo de IA. Segundo o The New York Times, além de desenvolver novas ferramentas, a empresa pertencente a Alphabet Inc. deve reforçar seu navegador, o Chrome, com vários recursos para competir com o motor de pesquisa Bing, da Microsoft, que foi equipado com o ChatGPT recentemente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abaixo, confira as novidades de IA que estão a caminho e podem ser anunciadas até a Google I/O deste ano.

O Google está se movimentando rapidamente para lançar novas ferramentas de IA ainda em 2023.O Google está se movimentando rapidamente para lançar novas ferramentas de IA ainda em 2023.Fonte:  GettyImages 

5 - Projeto Magi

O Projeto Magi, de acordo com o The New York Times, será uma grande atualização do Google direcionada aos seus serviços, especialmente à sua ferramenta de pesquisa, que ainda é a mais utilizada do mercado, apesar da ameaça do novo Bing. Nela, a companhia integrará seus novos recursos de IA ao seu mecanismo de busca.

4 - GIFI - Gerador de imagens

Um desses novos recursos de IA será o GIFI. De forma simples, o lançamento será um recurso de text-to-image, no qual os usuários poderão gerar imagens com base em frases e textos. As imagens, inclusive, seriam apresentadas aos internautas por meio do Google Imagens. O GIFI deve ser integrado diretamente ao Google Search.

Além do GIFI, o Google já havia lançado o Imagen e o Parti, outros dois geradores de imagens com base em textos.

3 - Searchalong - Chatbot do Chrome

Visando a criação de um "novo ChatGPT", o Google também deve lançar o Searchalong, que será um chatbot nativo dentro do Chrome. O projeto ajudará os usuários com suas pesquisas diárias e também responderá questões a fim de refinar as buscas, de maneira similar ao Bing no Microsoft Edge.

2 - Bard integrado ao ChromeOS

Também não podemos deixar de falar do Bard, ambicioso chatbot de IA do Google que foi lançado no primeiro trimestre de 2023 e que, após apresentar alguns erros, representou um dos maiores fracassos da companhia. De acordo com o 9to5Google, entretanto, a ferramenta também deve ser integrado ao Chrome em algum momento.

1 - Tivoli Tutor

O Google também deve trazer uma ferramenta que ensinará idiomas. Chamado Tivoli Tutor, o recurso será um chatbot de IA e ainda está em estágios de desenvolvimento.

Por enquanto, não há uma data exata por parte do Google para o lançamento público de todos esses recursos, porém, as novidades devem chegar ainda em 2023. O lançamento inicial acontecerá apenas nos Estados Unidos e será limitado para cerca de 1 milhão de usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.