Google prepara nova busca com IA para não perder Samsung para o Bing

1 min de leitura
Imagem de: Google prepara nova busca com IA para não perder Samsung para o Bing
Imagem: Shutterstock

O Google vai correr contra o tempo para desenvolver uma nova plataforma de inteligência artificial (IA) diretamente integrada com o seu mecanismo de busca e com funções otimizadas para o ambiente de tablets e smartphones. O motivo da pressa é o temor de que empresas que hoje adotam a sua plataforma de pesquisas migrem para o motor de buscas da concorrente, que já está mais avançado na integração.

Segundo o jornal The New York Times, a Samsung "considerou" migrar para o Bing, que agora atua junto com com o ChatGPT, em todos os aparelhos da linha Galaxy. A perda do contrato teria feito o Google "entrar em modo de emergência" para não perder a aliança que já dura 12 anos com a sul-coreana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A resposta do Google

As primeiras novidades da Google em termos de buscas no mobile usando IA devem ser apresentadas já no Google I/O 2023, evento da empresa marcado para maio deste ano. Por enquanto, não há detalhes sobre exatamente o que será apresentado, já que times foram convocados às pressas para acelerar os trabalhos.

Uma das principais frentes é o Project Magi, que seria um conjunto de novas habilidades de IA para resultados de busca, com respostas mais completas e precisas. Cerca de 160 pessoas estão trabalhando no projeto, que começou a ser testado internamente.

Além de um chatbot totalmente funcional na busca, possivelmente baseado na plataforma Bard, a empresa estaria preparando um assistente de aprendizado para melhor uso da IA. Um gerador de ilustrações dentro do Google Imagens e outras ferramentas também estariam em desenvolvimento.

Não é possível saber, entretanto, se isso será o suficiente para convencer a Samsung e outras parcerias de não trocarem a marca pelo Bing como padrão de pesquisas e IA. Procuradas pela reportagem original, as empresas não comentaram o assunto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.