Google Drive elimina polêmico limite de arquivos dias após anúncio

1 min de leitura
Imagem de: Google Drive elimina polêmico limite de arquivos dias após anúncio
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Em um tweet publicado na noite de segunda-feira (3), o Google Drive comunicou aos seus usuários que está revertendo o que chamou de “uma atualização do sistema para os limites de itens do Drive para preservar a estabilidade e otimizar o desempenho”. A restrição foi notada por um usuário do Reddit 13 na sexta-feira (31).

Sem explicitar o limite de cinco milhões de arquivos, o serviço de armazenamento ressaltou que a medida impactou apenas algumas pessoas. Depois, em um tweet de acompanhamento, a empresa garantiu que esse tipo de mudança será comunicado aos usuários com antecedência no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que disse o Google sobre o limite de 5 milhões de arquivos?

Falando ao The Verge, o porta-voz do Google, Ross Richendrfer, explicou que o limite de cinco milhões de arquivos se refere apenas ao número de arquivos que o usuário criar no Drive, não ao total de arquivos compartilhados na nuvem. Ou seja: na prática, você poderia ter mais de cinco milhões de arquivos armazenados, desde que não fossem todos criados por você.

De acordo com Richendrfer,  a ideia implícita na mudança era “manter forte desempenho e confiabilidade” e prevenir o “mau uso” dos sistemas da empresa. Assim, quem atingisse o teto máximo de arquivos permitido, receberia uma notificação para entrar em contato com o suporte do Google para solucionar o problema.

Seja como for, o grande problema com a fixação do limite de cinco milhões foi a falta de comunicação: em nenhum momento, o Google Drive mencionou o novo limite em qualquer de seus documentos de suporte. Além disso, o limite afetaria tanto os usuários gratuitos quanto aqueles que pagam até quem paga R$ 105 por mês por 5TB de armazenamento.

Imagem: Google Workspace
Imagem: Tecmundo Recomenda

Google Workspace

Google Workspace oferece um e-mail personalizado para sua empresa e inclui ferramentas de colaboração como o Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites e muitas outras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.