Google Drive recebe novo limite de arquivos na nuvem sem aviso

1 min de leitura
Imagem de: Google Drive recebe novo limite de arquivos na nuvem sem aviso
Imagem: Google
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Google Drive implementou um novo limite no número de arquivos armazenados nas contas, independentemente da quantidade de espaço disponível ou plano. Os usuários agora estão limitados a um total de 5 milhões de itens criados, incluindo pastas e documentos.

A mudança foi confirmada por um porta-voz do Google Workspace. O representante alegou que a limitação foi estabelecida para manter o forte desempenho e a confiabilidade do serviço em nuvem, que em 2021 fez cortes no armazenamento do Google Fotos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Google ressaltou que a mudança afetou apenas um pequeno número de usuários. A companhia também fez a recomendação que as pessoas excluam alguns arquivos caso passem do limite estipulado para o Google Drive — para um usuário comum, no entanto, isso é bem difícil.

Fonte:  Google 

Usuários relatam problemas

Segundo relatos no Reddit, a implementação repentina causou transtornos para algumas pessoas, principalmente aquelas que possuem uma infinidade de coisas armazenadas. Algumas empresas também foram criticamente impactadas pela mudança, gerando grandes interrupções em suas operações diárias. Alguns também reclamaram da falta de orientação e relataram problemas com a criação de novas pastas, mesmo com contagens de itens mais baixas.

No Brasil, o Google One pode ser assinado para garantir até 2 TB de armazenamento, mas os planos não mencionam limitação de upload de arquivos. O concorrente OneDrive, da Microsoft, possui um limite de 50 mil itens por pasta, enquanto o Dropbox afirma que, em seu caso, isso não exista.

O grande problema é que, independentemente do plano que um usuário do Google assina, o limite de 5 milhões também se aplica, mesmo com armazenamento sobrando. Aqueles que possuem vários arquivos pequenos provavelmente atingirão a limitação de quantidade de armazenamento mais cedo, e podem estar pagando por mais espaço do que o necessário.

Imagem: Google Workspace
Imagem: Tecmundo Recomenda

Google Workspace

Google Workspace oferece um e-mail personalizado para sua empresa e inclui ferramentas de colaboração como o Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites e muitas outras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.