Galaxy S21 Ultra estaria forjando fotos da Lua com IA — será?

2 min de leitura
Imagem de: Galaxy S21 Ultra estaria forjando fotos da Lua com IA — será?
Imagem: Pexels, Input Mag
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Nas últimas semanas, uma polêmica familiar sucedeu o lançamento do Galaxy S21 Ultra, novo topo de linha da Samsung. Controversa, a série de rumores afirma que as fotos da Lua registradas pelo potente celular da sul-coreana eram manipuladas por uma Inteligência Artificial, a fim de obter melhores resultados. O "otimizador de cena" do aparelho estaria "adicionando" texturas realistas do satélite natural nas imagens e não apenas aprimorando detalhes de nitidez.

Nesse contexto, Raymond Wong do site especializado Input Mag, decidiu liderar uma investigação sobre as acusações com o apoio de profissionais da área de tecnologia. Entre os diversos testes, o código do aplicativo da câmera do Galaxy S21 Ultra foi avaliado por Max Weinbach, do site Android Police, que não encontrou evidências de que o software estaria fazendo mais do que apenas aperfeiçoar a qualidade das imagens no pós-processamento, algo bastante comum no mercado.

Similarmente, Weinbach também não encontrou a presença de arquivos que poderiam ser adicionados como textura nas imagens, que deveriam estar presente no APK do app de câmera caso fossem, de fato, usados. Adiante, a câmera do Galaxy S21 Ultra foi testada em objetos que se assemelhariam com a Lua, a fim de enganar a IA presente e demonstrar o infame efeito "lunar" nas imagens. Contudo, as fotos não demonstraram nenhuma evidência de que estariam sendo "indevidamente manipuladas".

Wong, não contente com as evidências, decidiu efetuar um teste próprio comparando uma foto da Lua registrada pelo Galaxy S21 Ultra com seu Zoom Espacial de 100x e uma registrada pela câmera profissional Sony A7R III com sensor full-frame, equipada com uma lente de 600 mm — totalizando um conjunto de US$ 4.800, quatro vezes mais caro que o celular da sul-coreana.

O resultado, obtido em testes efetuados nos mesmos cenários e condições, surpreendeu o investigador: o S21 Ultra obteve uma performance comparável ao equipamento profissional.

Comparativo entre as fotos da Lua, feito por Wong. (Fonte: Raymond Wong, Input Mag / Reprodução)Comparativo entre as fotos da Lua, feito por Wong. (Fonte: Raymond Wong, Input Mag / Reprodução)Fonte:  Input Mag 

Veredito

Após os testes, Raymond Wong afirmou que o celular é capaz de realizar fotografias féis da Lua. Porém, ele também confirma que há a presença de IA no pós-processamento das imagens, mas não de maneira enganosa como acusam os rumores.

Isso se dá pela em partes pela proeza tecnológica do software Super Resolution, da Samsung, que em conjunto com as poderosas lentes presentes no Galaxy S21 Ultra entrega fotos com altíssima resolução. No pós-processamento, elas são aprimoradas por técnicas de machine learning, que ensinam a IA como lidar com diferentes tipos de cena, como é anunciado pela sul-coreana desde o lançamento do celular.

Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S20 FE, 128GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S20 FE, 128GB

O Galaxy S20 feito especialmente para os fãs em diversas cores. Vem com 6,5 polegadas de tela em alta resolução, câmera tripla com estabilizador óptica, 6GB de RAM e muita bateria.

Galaxy S21 Ultra estaria forjando fotos da Lua com IA — será?