Carteira do Google ganha opção de bilhetes de metrô e trem em SP

2 min de leitura
Imagem de: Carteira do Google ganha opção de bilhetes de metrô e trem em SP
Imagem: Google/Reprodução

O Google anunciou, nesta quarta-feira (01), que a Carteira do Google ganhou a opção de compra de bilhetes de metrô e CPTM na Grande São Paulo. As passagens são lidas no transporte pelo próprio aplicativo via QR Code.

Funcionando a partir da plataforma TOP, os paulistas poderão comprar até 10 bilhetes unitários por vez e não há nenhuma taxa extra na transação. Para realizar o pagamento, é possível utilizar cartão de crédito e débito que estão cadastrados na Google Wallet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dentre os benefícios, os passageiros podem armazenar o bilhete e utilizá-lo nas catracas mesmo se o celular estiver sem sinal de internet. Além disso, a entrada para o metrô e CPTM não expira e pode ser utilizada em 100% das estações da região metropolitana de SP.

Carteira Google

A novidade já está disponível e se junta a outras funcionalidades da Carteira do Google, app que reune carteira de vacinação, cartões de pagamento, ingressos para eventos, cartões de embarque de avião e mais.

“O novo recurso foi pensado em dar às pessoas uma forma mais prática e segura de se locomover pela cidade, principalmente para quem é de fora de São Paulo. E os bilhetes digitais acabam sendo bastante atrativos para os brasileiros já que uma parte importante da população utiliza dispositivos Android”, explicou Natacha Litvinov, líder de negócios para pagamentos do Google.

A executiva ressaltou que os usuários que quiserem comprar e armazenar bilhetes de trens e metrôs pela Carteira do Google serão protegidos com todos os benefícios de segurança que a plataforma oferece. Dentre outras coisas, a ferramenta tem criptografia, acesso a partir de biometria ou senha do celular, recursos de privacidade (não envia o número real do cartão de crédito ou débito nas transações) e aplicações como o Find My Device (onde é possível bloquear e apagar as credenciais do dispositivo em caso de perda, furto ou roubo).

Futuro da Carteira

Maia Mau, diretora de Marketing do Google, pontuou que a digitalização dos meios de pagamento já é uma realidade e que a estimativa é que 4 bilhões de pessoas no mundo utilizem carteiras digitais até 2024.

A Carteira do Google, que atualmente está disponível em mais de 60 países, já é utilizada para pagar bilhetes de transporte no Rio de Janeiro e em Brasília. Nestes dois estados, porém, o sistema é diferente do de São Paulo, já que os cariocas e brasilienses podem passar pelas catracas dos transportes utilizando a tecnologia NFC do celular.

Além da possibilidade de SP receber no futuro a modalidade de pagamento com cartão de crédito/débito por aproximação, os bilhetes de transporte na Carteira do Google também devem chegar em breve para os ônibus da região metropolitana paulista.

Carteira do Google

“No caso dos ônibus, o bilhete utiliza uma ferramenta diferente, já que o transporte não utiliza um QR Code estático como nos metrôs e trens. Nós devemos concluir os testes desta nova utilização ainda no primeiro semestre deste ano e depois a ideia é planejar o lançamento para dar mais esta opção aos usuários”, contou Rodney Freitas, CEO da Autopass, empresa de gestão de bilhetagem eletrônica que é dona da plataforma TOP.

Sobre a possibilidade de expandir a utilização da Carteira do Google para vale-transporte, por exemplo, os executivos do Google disseram não ter planos. “Estamos focados nos bilhetes unitários e não temos nada a anunciar com relação a benefícios de transporte”, ressaltou Natacha Litvinov.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.