O que é NFC? Entenda como funciona a tecnologia

3 min de leitura
Imagem de: O que é NFC? Entenda como funciona a tecnologia
Imagem: imagem: Unsplash

Dispositivos com a tecnologia NFC têm se tornado cada vez mais comuns. A sigla para Near Field Communication (algo como Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução direta) se refere a um recurso que permite uma conexão rápida entre dois dispositivos.

Mas o que é exatamente o NFC e para que ele serve? É o que você pode conferir abaixo.

O que é o NFC?

Tecnologia facilita pagamentos e pode ser utilizada para várias finalidades.Tecnologia facilita pagamentos e pode ser utilizada para várias finalidades.Fonte:  Unsplash 

O NFC é uma tecnologia que permite conectar dois dispositivos de maneira remota. É semelhante ao Bluetooth, porém, a conexão é feita de maneira mais rápida e sem a necessidade de configuração de pareamento. Estando os dois dispositivos com o recurso ativado, a passagem de informação acontece automaticamente, desde que eles estejam próximo um do outro.

Essa tecnologia foi desenvolvida em 2002, através de uma parceria entre a Philips e a Sony, e foi implementada pela primeira vez em um celular pela Nokia em 2010. Além de smartphones, o NFC também pode ser encontrado em tablets, smartwatches, cartões de crédito ou débito, entre outros itens, basta que eles tenham um chip NFC.

Para que serve?

Além de permitir pagar contas, NFC pode passar informações sobre produtos.Além de permitir pagar contas, NFC pode passar informações sobre produtos.Fonte:  Unsplash 

Devido à praticidade do NFC, essa tecnologia tem sido aproveitada para diversas finalidades. A principal e mais conhecida delas (principalmente devido à pandemia do novo coronavírus) é para pagamento. De maneira geral, basta ver se o aparelho utilizado pelo estabelecimento para pagar (a famosa maquininha de cartão) tem alguma informação sobre ser compatível (normalmente são quatro ondas na horizontal).

Se for o caso, basta aproximar o seu cartão, celular, smartwatch ou qualquer outro dispositivo que você tenha, para realizar o pagamento. É importante observar que o pagamento ainda é feito através de uma conta que o usuário possui, normalmente vinculada a um banco. Ao aproximar o seu cartão, serão utilizados os dados do seu cartão de débito ou crédito para efetivar a compra.

Além disso, o NFC também permite realizar outras ações, como para identificar funcionários através dos crachás de uma empresa ou para abrir portas com fechadura digital por aproximação.

Outro uso bastante comum é para verificar determinadas informações sobre um produto em uma loja (ao aproximar o celular do produto, através do NFC é possível saber o seu valor, a lista de ingredientes e a sua procedência). Vale destacar que esse uso também oferece mais acessibilidade para pessoas cegas, por exemplo.

Existe ainda a possibilidade de uso do NFC como uma espécie de guia turístico virtual. Ao visitar um museu, é possível aproximar o celular de uma pintura ou escultura e obter todas as informações sobre a obra e sobre o artista. Além de tornar o passeio mais personalizado, você pode obter essas informações no seu idioma nativo.

É seguro?

Tecnologia pode oferecer riscos, mas é possível se prevenir deles.Tecnologia pode oferecer riscos, mas é possível se prevenir deles.Fonte:  Unsplash 

Naturalmente, a primeira questão que o NFC levanta diz respeito à segurança. Principalmente por ele permitir pagamentos e utilizar para isso o seu cartão de crédito. Porém, existem alguns recursos que visam diminuir as chances de fraudes.

O primeiro é que o NFC só funciona a curtas distâncias (em média, os dispositivos devem estar a pelo menos 4 cm um do outro). Além disso, para que o pagamento seja realizado sem senha, o valor gasto não pode ultrapassar R$ 50.

Mas é importante lembrar que o risco de fraudes sempre existe. Por esse motivo, você pode evitar problemas mantendo o NFC desativado quando não pretende realizar compras, ativando apenas quando for utilizá-lo (ao entrar em um mercado ou em uma loja, por exemplo).

Como ativar

NFC está disponível em diversos dispositivos.NFC está disponível em diversos dispositivos.Fonte:  Unsplash 

A primeira coisa é verificar se o seu dispositivo é compatível. A Apple, por exemplo, mantém o NFC como um recurso padrão desde o iPhone 6, lançado em 2014. Em aparelhos Android, é mais fácil encontrar a tecnologia no segmento premium e, mais recentemente, nos intermediários.

Para conferir se o seu celular tem esse recurso, basta acessar as configurações e fazer uma busca por "NFC". Normalmente ele aparece no menu "Conexões" ou "Acessibilidade", mas isso pode variar em alguns aparelhos.

No caso de cartões de crédito e débito, é possível habilitar e desabilitar o NFC através do aplicativo do banco. Nesses casos, é mais comum encontrar a opção "pagar por aproximação", e é possível que você precise autorizar a mudança em um caixa eletrônico.

Para outros dispositivos, como smartwatches, a configuração é bastante parecida com a de celulares. Basta acessar um menu de "Conexões" e procurar pela opção "NFC". Em alguns casos, é possível que você precise confirmar a liberação através de uma senha ou por biometria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.