Bard: funcionários do Google criticam o anúncio 'apressado' do chatbot

1 min de leitura
Imagem de: Bard: funcionários do Google criticam o anúncio 'apressado' do chatbot
Imagem: Alex Dubar/Unsplash

Funcionários do Google estão usando o Memegen, plataforma de “criação” de memes, para criticar o lançamento do chatbot IA Bard e o CEO Sundar Pichai. Os colaboradores mencionam que o anúncio do novo produto foi “apressado” e “malfeito”.

Conforme a CNBC, um dos memes cita que as demissões realizadas em janeiro resultaram em um breve aumento de 3% das ações da big tech. Contudo, uma resposta incorreta durante a revelação do Bard fez os papéis da empresa caírem pelo menos 9%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

CEO do Google desde 2015, Sundar Pichai recebeu várias críticas dos funcionários.CEO do Google desde 2015, Sundar Pichai recebeu várias críticas dos funcionários.Fonte:  WikeMedia/Reprodução 

“Caro Sundar, o lançamento do Bard e as demissões foram apressadas, malfeitas e míopes. Por favor, volte a ter uma visão de longo prazo das ações”, destaca uma das publicações no Memegen.

Vários memes acusam Pichai e outros gerentes de serem “comicamente não-Googley”. Essa é uma referência a um antigo pedido do CEO para que os colaboradores fossem mais “googley”, ou seja, “focados, ambiciosos e com espírito de equipe”.

As críticas citam que o anúncio apressado do Bard apenas validou a preocupação que o mercado tinha em relação à marca. Os funcionários relembram que os executivos revelaram temer que a reputação da big tech fosse afetada se não mostrassem avanços na tecnologia de chatbot, mesmo que isso não tivesse totalmente completo.

Desde a ascensão do ChatGPT da OpenAI no fim de 2022, a gigante das buscas estaria atuando em “sinal de alerta”. A companhia se sentiu ameaçada pela Microsoft, que iniciou o uso da IA para auxiliar o mecanismo de busca Bing.

Google promete melhorar a confiabilidade das informações do Bard.Google promete melhorar a confiabilidade das informações do Bard.Fonte:  Google/Divulgação 

Melhorias do Bard

Questionado sobre a resposta incorreta do Bard, um representante do Google destacou a importância de um “processo de testes rigorosos”. Então, ele revelou que a plataforma de chatbot passaria pelo programa Trusted Tester.

“Combinaremos feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações reais”, disse o representante.

Do outro lado, um ex-engenheiro do Google alega que a big tech não está levando a sério as perspectivas da IA. Um exemplo disso seria o anúncio com outros produtos em um evento realizado fora do campus principal de Mountain View.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.