Bug do Windows 10 e 11 trava jogos em PCs com GPU Intel

1 min de leitura
Imagem de: Bug do Windows 10 e 11 trava jogos em PCs com GPU Intel
Imagem: Lukas Weber/Unplash

A Microsoft confirmou que um bug está afetando usuários do Windows 11 e do Windows 10 que usam PCs com placas gráficas da Intel. O problema faz com que jogos e outros softwares que necessitam do DirectX ou do Direct3D tenham erros e travamentos.

Os usuários podem ter se deparado com um erro de DLL (apphelp.dll) enquanto tentavam rodar algum jogo em máquinas com GPUs integradas da Intel. Segundo a empresa, o problema teria sido causado pelas atualizações cumulativas do sistema operacional de novembro de 2022 (KB5019980/KB5019961 no Windows 11 e KB5019959 no Windows 10).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Problema tem atingido PCs com versões antigas de drivers da Intel.Problema tem atingido PCs com versões antigas de drivers da Intel.Fonte:  Uzair Ahmed/Unsplash 

Aparentemente, o erro de DLL tem atingido apenas PCs com GPUs integradas da Intel. Os donos de placas gráficas dedicadas da linha Arc não teriam sido afetados pelo bug após a atualização cumulativa do Windows.

Em nota, a Microsoft cita que o problema está ligado a antigas versões de drivers da Intel (26.20.100.7463 até 30.0.101.1190). Assim, o erro pode “ocorrer de maneira intermitente em softwares que usam o DirectX ou o Direct3D para renderizar parte ou todo o conteúdo”.

A empresa informa que está trabalhando em uma solução no momento. Então, uma futura atualização do sistema operacional, ainda sem data para ser liberada, deve trazer um patch de correção.

Manter o computador atualizado pode evitar problemas de desempenho em jogos.Manter o computador atualizado pode evitar problemas de desempenho em jogos.Fonte:  Ella Don/Unplash 

Mantenha o PC atualizado

O recente erro de DLL do Windows 11 reforça a importância de manter os drivers dos PCs sempre atualizados. As atualizações podem trazer patches de correções importantes e reforçar a segurança da máquina contra possíveis vulnerabilidades.

No caso de drivers de placas gráficas, a falta de atualização interfere no desempenho de jogos mais recentes. Como visto no caso citado, drivers antigos podem gerar conflitos e impedir a renderização de conteúdos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.