Loja revela quais marcas de GPU dão mais defeito; veja o ranking

1 min de leitura
Imagem de: Loja revela quais marcas de GPU dão mais defeito; veja o ranking
Imagem: Andrey Matveev/Unsplash

Um relatório da varejista suiça Digitec mostrou as fabricantes de placas gráficas (GPUs) com menor índice de devoluções e trocas por defeitos. Então, a Dell obteve destaque como a marca com menor risco de problemas após a compra.

Os dados foram contabilizados a partir de cerca de 300 GPUs devolvidas no período de dois anos. Embora não seja um retrato exato do mercado, considerando o boom das criptomoedas e a escassez dos chips, as informações são bem interessantes.

Estatísticas de Garantia e Atendimento ao Cliente de GPUs da Digitec.Estatísticas de Garantia e Atendimento ao Cliente de GPUs da Digitec.Fonte:  Digitec/Reprodução 

O relatório indica que a Dell é a marca de placas gráficas com o menor risco de defeitos. Especializada em GPU profissionais com melhor qualidade da estrutura dos componentes, a varejista não teve nenhuma devolução nos últimos dois anos.

Para os especialistas, há alguns pontos que colaboraram para a fabricante oferecer essa segurança. Por exemplo, as soluções simples para resfriamento personalizado e não ter overclock de fábrica ajudou a reduzir os pedidos de trocas dentro da garantia.

Ingressante no mercado de GPUs, a ASRock também obteve um excelente resultado de qualidade na pesquisa. Segundo o levantamento, a marca teve apenas 0,3% de pedidos de devolução por defeito dentro do prazo de garantia.

Contudo, a Sapphire, marca exclusiva da AMD, é a mais ágil para atender os clientes na Suíça. O processo de solicitação de troca ou reparo dura em média 3 dias úteis, enquanto outras marcas variam entre uma ou duas semanas.

Estatísticas de placas-mãe

Dados de Garantia e Atendimento ao Cliente de Placas-Mãe da Digitec.Dados de Garantia e Atendimento ao Cliente de Placas-Mãe da Digitec.Fonte:  Digitec/Reprodução 

A Digitec também divulgou dados sobre as placas-mãe mais propensas a ter problemas de fábrica. A SuperMicro foi a empresa com maior taxa de defeitos (5%), enquanto a MSI teve a menor taxa de devolução (2,9%).

Contudo, a Biostar se mostra a mais ágil ao atender às solicitações de troca e reparos na Suíça ao iniciar os processos no mesmo dia. Já a Gigabyte e a Asus podem levar de 3 a 5 dias úteis para atender os clientes, enquanto a ASRock pode demorar até 13 dias.

Reforçando, as estatísticas da varejista suíça não devem ser consideradas um quadro real do mercado de GPUs e placas-mãe. Isso porque alguns países possuem leis locais que cobram mais agilidade das marcas no atendimento aos consumidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.