Netflix é criticada ao utilizar IA para fazer nova animação; veja

2 min de leitura
Imagem de: Netflix é criticada ao utilizar IA para fazer nova animação; veja
Imagem: Netflix/Divulgação

Esta semana, a Netflix recebeu uma enxurrada de comentários negativos em suas redes sociais após anunciar o anime Dog and Boy, um curta-metragem japonês. O motivo: junto à divulgação, foi noticiado que os cenários de fundo da animação foram criados em conjunto com uma Inteligência Artificial.

O serviço de streaming justificou o uso da ferramenta tecnológica dizendo que a "mão de obra" para desenhar está escassa. “Como um esforço experimental para ajudar a indústria dos animes, que possui uma mão de obra escassa, nós usamos tecnologias de criação de imagem para as paisagens de fundo de todos os cortes de vídeo de três minutos!”

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a empresa, o teste com inteligência artificial foi feito no curta-metragem de animação somente com o fundo, que pode ser visto nas imagens abaixo. Enquanto o esboço inicial e a finalização foram feitos por um artista, o restante do trabalho ficou nas mãos de uma inteligência artificial.

Galeria 1

A declaração da Netflix enfureceu internautas, que  fizeram comentários na publicação da companhia no Twitter. Os usuários defendiam os animadores que conheciam, ao dizer que existem muitos a procura de emprego. Outros, reclamavam que a IA é um insulto à vida por si só.

Animadores x inteligência artificial

No último ano, a utilização de inteligência artificial para a criação de artes tem se tornado algo cada vez mais popular, tanto entre o público geral quanto na área profissional.  Por esse motivo, diversos artistas estão se manifestando contra a utilização desta tecnologia. Isso se deve por diversos motivos.

O primeiro deles é de que cada vez mais, como no caso de Dog and Boy, os desenhistas estão sendo substituídos pela ferramenta. A ferramenta torna os custos de produção mais baratos e a criação menos demorada.

(Fonte: Netflix/Divulgação)(Fonte: Netflix/Divulgação)Fonte:  Netflix 

Além disso, geradores de imagens de IA utilizam de criações de outros artistas para criar sua própria arte. O Stable Diffusion, por exemplo, cria suas imagens a partir de 100.000 gigabytes de artes encontradas na internet.

Batalhas judiciais por direitos de imagem estão sendo discutidas, mas até o momento não existe nenhuma lei ou regra que impeça a utilização desta tecnologia, nem nenhuma garantia de que isso possa vir a ocorrer.

E aí, o que você acha sobre essa disputa entre artistas e inteligência artificial?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.