Homem 'escreve' livro em 3 dias usando ChatGPT e é criticado

1 min de leitura
Imagem de: Homem 'escreve' livro em 3 dias usando ChatGPT e é criticado
Imagem: Reprodução

O gerente de design de produtos Ammaar Reshi "escreveu" um livro infantil em 72 horas, no mês de dezembro, usando o ChatGPT, novo chatbot da OpenAI. Com ajuda de outra inteligência artificial (IA), a Midjourney, ele ilustrou 'Alice e Sparkle'.

A ideia de escrever o próprio livro infantil surgiu quando Reshi estava lendo uma história de ninar para a filha de um amigo. Ele publicou um fio no Twitter explicando todo o processo até a concepção do livro, que está à venda na Amazon.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Eu queria uma história que mostrasse às crianças a mágica da IA. Dei instruções ao ChatGPT e continuei conversando para refinar os detalhes e ter inspirações para as ilustrações. Foi como ter um parceiro de brainstorm", escreveu.

Com as ideias para os desenhos, ele escreveu as instruções no Midjourney para conseguir um estilo consistente. "Isso levou algumas horas, mas foi um processo divertido brincar do estilos diferentes", continuou Reshi.

Ammaar Reshi não clama para si o título de autor do livro infantil.Ammaar Reshi não clama para si o título de autor do livro infantil.

Por fim, o criador combinou tudo em formato de livro e inscreveu o projeto no Amazon Kindle Publishing, preenchendo os detalhes e criando a capa. Mais uma vez, ele recorreu ao ChatGPT para escrever a descrição do livro.

Criação foi criticada

O produto de Ammaar Reshi apimenta ainda mais o debate ético sobre a comercialização de obras intelectuais produzidas por inteligência artificial. Ele recebeu diversos comentários nas redes sociais, de pessoas elogiando o trabalho e outras com críticas bem duras.

O gerente afirmou que não deseja reivindicar para si o título de autor. "A IA é essencialmente o ghostwriter e a outra IA é o ilustrador", disse ele ao Business Insider. Ele também entende a preocupação dos artistas com o uso de inteligência artificial para criar imagens.

"Às 4h da manhã eu fui acordado com meu telefone pipocando [de notificações] a cada dois minutos com um novo tweet dizendo coisas como 'você é uma escória' e 'nós odiamos você'", relatou Reshi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.