Windows: como tranformar a barra de carregamento em um jogo

3 min de leitura
Imagem de: Windows: como tranformar a barra de carregamento em um jogo
Imagem: Sanakan8472 | Divulgação

Sabe aquela caixa que mostra o progresso de transferência de um arquivo no Windows 10 e Windows 11? Nos deparamos o tempo todo com ela, seja ao instalar um programa, um jogo ou baixar fotos e outros arquivos. Quando o computador não ajuda muito, pode ser uma tarefa árdua e chata, do tipo que é melhor ir fazer outra coisa ao invés de esperar.

Porém, existe um jeito interessante de mudar isso. Você pode transformar a barra de transferência em um minijogo para se entreter enquanto espera. Quer saber como mudar a caixa de transferência de arquivos em um jogo de nave? A gente te ensina!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Jogo na barra de progresso de transferências

.  Sanakan8472 | Divulgação 

Quem tem um pouco mais de idade e se lembra do Windows XP, pode se recordar de uma animação de cópia de arquivo. Na época, além da barra de progresso, víamos uma animação de páginas e documentos voando de uma pasta para outra.

Infelizmente, essa animação foi substituída no Windows Vista por um design mais clean e nunca mais voltamos a ter algo similar. Porém, o desenvolvedor de apelido Sanakan8472 parece ter resolvido essa questão.

O jogo criado por ele para substituir a chata caixa de progresso é o "Copy Dialog Lunar Lander", onde você controla uma pequena nave espacial em uma jornada sobre o gráfico do progresso da cópia do seu próprio arquivo.

Sabe aquelas ondas que sobem e descem durante a transferência? É por lá que a nave se aventura. Seu objetivo é garantir que sua nave aterrise apenas na plataforma colocada em uma área específica.

Mas não para por aí: você ainda precisa ficar de olho nas informações de velocidade e combustível que ficam na parte superior da barra para que não perder a propulsão ou pousar com uma velocidade muito maior que faça sua nave explodir. Legal, não é?

Como transformar a caixa de transferência de arquivos do Windows em um jogo

CopyDialogLunarLander

Se você se interessou pelo joguinho da nave e quer instalar ele no seu Windows, siga o tutorial:

Etapa 1: Para começar, baixe o programa Git para Windows e instale. Você terá uma ferramenta chamada Git Bash, que é um editor de linha de comando muito parecido com o Prompt de Comando — que usamos em uma ou outra atividade de configuração no sistema operacional —, mas com recursos mais poderosos. Recomendamos baixar a variante de 64 bits, a menos que você tenha um PC muito antigo que ainda tenha um processador x86 (32 bits). Caso fique em dúvida, use um guia oficial da Microsoft para determinar se o seu PC executa uma versão de 32 ou 64 bits do Windows.

Etapa 2: Crie uma pasta onde você pode armazenar os arquivos de instalação do jogo.

Etapa 3: Clique com o botão direito do mouse na pasta e clique em " Git Bash Here."

Etapa 4: Uma janela do Git Bash será aberta após a execução do comando. Nesta janela, cole os seguintes comandos após o sinal ‘$’ e pressione Enter após cada um:

git clone https://github.com/Sanakan8472/copy-dialog-lunar-lander.git

 

git submodule init

 

git submodule update

Etapa 5: Com os arquivos de instalação baixados na pasta que você criou anteriormente, baixe e instale o Microsoft Visual Studio.

Etapa 6: Abra Copy Dialog Lunar Lander.sln a partir da pasta que criamos anteriormente no Git Bash. Cuidado para não alterar o código que é aberto na caixa do editor, está bem?

Etapa 7: Clique em “Build” na Barra de Menu e depois clique em “Build Solution”. Ou, se preferir, pode pressionar Ctrl+Shift+B .

Etapa 8: Para executar o código que acabamos de construir, é preciso clicar em “Debug” e depois em “Start Without Debugging”.

Isso ativará o Copy Dialog Lunar Lander em suas caixas de diálogo de cópia de arquivos. Mas fique atento! O jogo requer Windows 10 para ser jogado e pode ter ou não dificuldades para ser executado no Windows 11.

Mesmo assim, vale muito a pena o teste e deixa seu PC completamente diferente dos outros. A beleza do jogo é que, mesmo com a possibilidade de mudar a dificuldade, você nunca vai ver níveis iguais, pois todos são baseados na sua própria barra de progresso. E aí, gostou?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.