Windows 8: conceito inicial mostra widgets ao estilo Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: conceito inicial mostra widgets ao estilo Windows 11
Imagem: Microsoft

Na última sexta-feira (30), o ex-engenheiro da Microsoft Stefen Sinofsky compartilhou conceitos interessantes do desenvolvimento do Windows 8. Através de seu canal no YouTube, ele revelou um vídeo apresentado ainda em 2010 à Gigante de Redmond, que incluía capturas de telas artísticas do vindouro sistema operacional da empresa.

Entres as imagens, é possível conferir as sugestões do time de desenvolvimento para o Windows 8, que teria recursos muito parecidos com os presentes no Windows 11. Por exemplo, há possibilidade de utilizar serviços em nuvem para acessar arquivos, troca automática de redes e até um modo "não perturbe".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ademais, uma das imagens exibe um painel lateral com diversas atualizações de programas instalados no Windows 8. A ideia em questão não foi implementada pela Microsoft até o Windows 11, pelo menos, ainda ficando aquém do esperado no quesito de softwares terceiros — não suportados pelo atual sistema operacional, até o momento. De tudo, o protótipo evidencia que a empresa não abandona seus conceitos em desenvolvimento.

Barra lateral de widgets, similar à encontrada no Windows 11, em conceito do Windows 8. (Fonte: Hardcore Software via XDA Developers / Reprodução)Barra lateral de widgets, similar à encontrada no Windows 11, em conceito do Windows 8. (Fonte: Hardcore Software via XDA Developers / Reprodução)Fonte:  Hardcore Software via XDA Developers 

Curiosamente, uma função prevista pelos desenvolvedores permitiria que os usuários compartilhassem aplicativos do painel lateral diretamente em outros campos de texto, como na criação de um tweet — sugere o XDA Developers. Com utilidade questionável, a "novidade" não foi implementada no sistema operacional ou em seus sucessores.

Confira outras ideias e imagens desta "versão" do Windows 8 no vídeo original, logo abaixo:


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.