Eleições 2022: ferramenta do TSE no WhatsApp permite checar fake news

1 min de leitura
Imagem de: Eleições 2022: ferramenta do TSE no WhatsApp permite checar fake news
Imagem: Shutterstock

O Brasil já está em época de eleições e, como de costume, infelizmente, as informações falsas sobre isso passam a circular com ainda mais frequência. Porém, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou seu assistente virtual via WhatsApp justamente para que os eleitores possam verificar links e buscas com possível conteúdo mentiroso.

O "Tira-Dúvidas do TSE" foi criado para as eleições de 2020 a partir da parceria entre o órgão máximo da Justiça Eleitoral, o WhatsApp, a Meedan e o Infobip. Depois que você manda um tema para fazer a verificação, seguindo os passos exigidos, a ferramenta envia links com o que foi checado por parceiros do TSE - Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Estadão Verifica, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Crédito: Reprodução | TecMundo.Crédito: Reprodução | TecMundo.Fonte:  TecMundo 

De acordo com o Tribunal, a ferramenta já possui mais de 530 mil usuários. Os assuntos que se destacam entre as verificações incluem consultas sobre situação eleitoral e local de votação, informações sobre cadastro e uso de biometria, "Fato ou Boato" e solicitação da certidão de quitação eleitoral. No entanto, o objetivo é que, em breve, ela "atenda eleitores mesmo quando não tiver conteúdo já verificado sobre o assunto ou o link pesquisado". A agência parceira receberá a demanda de checagem e o usuário receberá uma notificação quando a pesquisa estiver disponível.

O "Tira-Dúvidas do TSE" também tem conteúdo para ajudar as pessoas a identificarem informações falsas sobre o processo eleitoral, oferece informações sobre a segurança da urna eletrônica, reúne as datas do calendário eleitoral, etc.

Como usar a ferramenta do TSE?

Crédito: Kayan Albertin / G1.Crédito: Kayan Albertin / G1.Fonte:  G1 

Para utilizar o "Tira-Dúvidas do TSE", basta salvar o número (61) 9637-1078 na sua lista de contatos ou acessar o link de direcionamento automático. Se quiser verificar se uma informação é falsa, siga os seguintes passos:

  1. Envie um "oi" no chat privado;
  2. No menu "Ver Tópicos", selecione a opção "Fato ou Boato?" e, em seguida, "Fazer uma consulta";
  3. Envie um assunto ou link que queira verificar.
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.