Ciência nas eleições: veja propostas de principais candidatos à presidência

1 min de leitura
Imagem de: Ciência nas eleições: veja propostas de principais candidatos à presidência
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

Equipe TecMundo

No dia 2 de outubro, os eleitores irão votar no primeiro turno da eleição para presidente do Brasil. As próximas semanas oferecem à população a oportunidade de conhecer melhor quem são os candidatos e quais suas propostas para as mais diversas áreas. Nos planos de governo, já publicados pelas chapas que concorrem neste ano, os postulantes podem entrar em mais detalhes sobre seus projetos para o país.

Em uma série de textos publicada nesta sexta-feira (2), o TecMundo detalhou as propostas para a área da ciência dos quatro candidatos à presidência com os maiores números de intenção de votos segundo a pesquisa Datafolha divulgada em 19 de agosto de 2022.

cientistaCientista trabalha em laboratório de pesquisa (crédito: Shutterstock)

Segundo o levantamento, Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) são os candidatos mais bem posicionados na corrida pelo Palácio do Planalto, nesta ordem.

A ciência, que no Brasil é, em sua maioria, produzida nas universidades públicas ou instituições de pesquisa ligadas ao governo, tem um papel estratégico para o desenvolvimento tecnológico do país. Outras áreas, como a saúde, o agronegócio e o meio ambiente, também se beneficiam dos investimentos que o país faz na ciência.

No primeiro turno das eleições, a população poderá ainda escolher seus candidatos para ocupar os governos estaduais (governadores), o Senado Federal (senadores), a Câmara dos Deputados (deputados federais) e as assembleias legislativas dos estados (deputados estaduais).

O segundo turno das eleições para presidente e governador está agendado para acontecer no dia 30 de outubro.

Confira abaixo os textos que detalham os planos de cada um dos candidatos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.