Windows XP ainda vive com versão 'Delta'; conheça o projeto

2 min de leitura
Imagem de: Windows XP ainda vive com versão 'Delta'; conheça o projeto
Imagem: Windows XP Delta, SkyeTheWeeb

Presente em um número surpreendente de computadores, o Windows XP ainda aquece o coração de muitos usuários. E não é para menos: o sistema operacional foi um dos primeiros lançamentos da Microsoft a oferecer uma suíte completa de aplicativos, incluindo jogos, em uma interface amigável e prática.

Apesar do carinho e do saudosismo dos usuários, o querido sistema operacional envelheceu rapidamente ao longo dos anos e tornou-se um ambiente perigoso para a navegação cotidiana — graças ao fim de seu suporte para atualizações e a evolução dos malwares. No entanto, alguns internautas ainda não abandonaram a plataforma e decidiram conservá-la de maneira independente, viabilizando seu uso mesmo no contexto moderno.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nostalgia com visual renovado

A alternativa em questão trata-se do Windows XP Deltauma adaptação do sistema operacional desenvolvida pela entusiasta conhecida como "SkyeTheWeeb". Ao contrário do esperado, o projeto não busca apenas replicar itens estéticos utilizando modificações superficiais, mas resgata toda a plataforma, de fato, em sua glória original.

Complementando o pacote, sua desenvolvedora ainda implementou programas nunca lançados pela Microsoft e adaptou uma série de outros elementos para o design da época, com o apoio de outros colaboradores. Entre eles, destacam-se os clássicos "Windows Media Player 6.4", "Windows Media Player 95" e "Gerenciador de Programas".

Além de programas "inéditos", a versão Delta do Windows XP ainda oferece diversos temas de personalização. (Fonte: Windows XP Delta / Reprodução)Além de programas "inéditos", a versão Delta do Windows XP ainda oferece diversos temas de personalização. (Fonte: Windows XP Delta / Reprodução)Fonte:  Windows XP Delta 

Desenvolvimento e melhorias sob o capô

Em entrevista ao TecMundo, a responsável pelo projeto detalhou um pouco sobre seu desenvolvimento. Segundo ela, a empreitada começou ainda em março do ano passado, quando decidiu transformar uma máquina virtual com Windows XP na compilação "Whistler 2428". Logo depois, o desafio foi abandonado e deu espaço para uma nova ambição.

Na ocasião, SkyeTheWeeb decidiu desenvolver um sucessor para o "Windows XP AlphaBetas" — variante que reúne códigos de diversas compilações de teste do Windows. Porém, o projeto foi redimensionado para tornar-se menos ambicioso e, assim, contou apenas com funções das versões Beta do Windows XP.

Até dezembro de 2021, o desenvolvimento do Windows XP Delta foi realizado em uma máquina virtual e, subsequentemente, foi adaptado para uma ISO dedicada. Nesse contexto, SkyeTheWeeb também implementou conjuntos de drivers SATA, que facilitam a instalação de discos de armazenamento e outros dispositivos similares com a interface.

Novas atualizações e o futuro do Windows XP Delta

Conforme explica sua desenvolvedora, o Windows XP Delta já está praticamente concluído — com a exceção de algumas melhorias nos ícones e um possível renovação do tema "Whistler". Assim, é importante ressaltar que mesmo sendo uma alternativa modernizada, a versão da plataforma ainda não é segura para o uso cotidiano, já que carece de atualizações regulares de segurança contra softwares maliciosos.

Importante, essa recomendação ainda é reiterada pela equipe responsável pelo Windows XP Delta, que afirma em seu site: "O Windows XP não recebeu uma atualização desde abril de 2019, seja oficial ou não", contextualizam; "Por favor, não utilize o Windows XP Delta Edition no cotidiano. Use o Windows 7+ ou uma solução baseada em Linux, se necessário," recomendam.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.