Chrome OS Flex terá suporte até 2030 em alguns dispositivos

1 min de leitura
Imagem de: Chrome OS Flex terá suporte até 2030 em alguns dispositivos
Imagem: Google/Divulgação

O Chrome OS Flex foi lançado oficialmente pela Google nesta quinta-feira (14), com a liberação da sua primeira versão estável. Além da possibilidade de instalação em PCs e notebooks antigos, o sistema operacional gratuito se destaca pelo suporte estendido.

Dependendo do dispositivo, o software oferecerá suporte até 2030. Os computadores contemplados com o prazo máximo terão acesso às atualizações do sistema durante cerca de oito anos, recebendo novos recursos e patches de segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Há modelos como Acer Aspire 3 A315, Acer TravelMate P214, Dell Inspiron 3501, Dell Latitude 3420, HP 255 G7 (Ryzen), HP Engage One Pro AIO, Lenovo ThinkPad T14s Gen 1 e Lenovo ThinkPad E14 Gen2 entre os dispositivos com suporte até o final da década. A lista inclui ainda produtos de outras marcas.

Por outro lado, existem versões com suporte bem mais curto, recebendo atualizações do Chrome OS Flex somente até o final de 2022 ou 2023. Dell Vostro 1220, Dell Vostro 230, Lenovo Think Centre M77 e Lenovo Think Pad T510 são alguns dos dispositivos com updates encerrando em breve.

Macs também são compatíveis

Alguns desktops e notebooks da Apple também suportam o sistema operacional gratuito do Google para dispositivos antigos, inclusive com suporte estendido. O MacBook Air 7,2 é a versão que receberá atualizações por mais tempo, até 2027, enquanto o Mac mini 7,1 e o MacBook Air 6,1 terão updates até 2026.

Já o suporte ao MacBook 7,1 será encerrado em 2023, um ano antes do fim do prazo para o iMac 11,2 e o iMac 12,1. Em relação aos dispositivos da Apple, vale destacar que a webcam do MacBook Air 6,1 e do MacBook Air 7,2 não funciona com o sistema instalado.

É possível conferir a lista de modelos certificados pelo Google para o Chrome OS Flex e o prazo do suporte na página do sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.