Surface Duo, celular de duas telas, consegue rodar o Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Surface Duo, celular de duas telas, consegue rodar o Windows 11
Imagem: Microsoft/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Lançado pela Microsoft em 2020, o Surface Duo é vendido com o Android 10 instalado, mas desde então alguns usuários do celular de duas telas têm tentado executar o Windows no dispositivo. Um deles é o desenvolvedor Gustave Monce, famoso pelos experimentos envolvendo o sistema para PCs rodando em smartphones.

Em seu trabalho mais recente, divulgado no domingo (10), o especialista conseguiu rodar o Windows 11 na primeira geração do telefone de tela dupla da Microsoft, com algumas restrições. O projeto é uma atualização da versão lançada no início do ano, quando foi possível completar o boot do sistema operacional no dispositivo móvel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com Monce, a nova compilação permitiu habilitar vários recursos no celular, como as conexões Wi-Fi e redes móveis, para que o aparelho se conecte à internet. Os suportes ao chip virtual (eSIM) e GPS também foram habilitados no novo firmware.

O Windows 11 no Surface Duo já é uma realidade.O Windows 11 no Surface Duo já é uma realidade.Fonte:  GitHub/Reprodução 

Ele afirma ser possível utilizar o app de bate-papo do Surface Duo para enviar e receber mensagens de texto, conectar o dispositivo a acessórios sem fio, via Bluetooth, e usar os botões laterais, a partir do software da Microsoft. O projeto também inclui a execução do Windows 10 no telefone.

Problemas conhecidos

Apesar das melhorias acrescentadas na atualização, rodar o Windows 11 no Surface Duo ainda pode ser problemático, se o usuário quiser um celular para o dia a dia. Por enquanto, ele não permite fazer ligações nem usar a câmera.

Também há problemas de renderização gráfica e com a orientação das telas, além de falhas na conexão com certos dispositivos USB, entre outros bugs que podem impedir o seu uso. Alguns desses erros serão corrigidos nos próximos updates, segundo o desenvolvedor.

Interessados em testar o Windows na primeira geração do Surface Duo podem baixar o pacote de arquivos no GitHub, onde estão disponíveis todas as orientações para a instalação. É necessário ter conhecimentos técnicos para realizar o procedimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.