Software

Samsung Galaxy S8 também consegue rodar o Windows 10 completo

Celular entra para lista de smartphones com Snapdragon 835 que aguentam o sistema da Microsoft

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

15/04/2020, às 10:44

Samsung Galaxy S8 também consegue rodar o Windows 10 completo

Fonte:  Twitter 

Imagem de Samsung Galaxy S8 também consegue rodar o Windows 10 completo no tecmundo

As otimizações do Windows 10 para sistemas baseados em ARM iniciaram uma onda de instalação do sistema operacional em smartphones. Após o Xiaomi Mi 6 aparecer rodando o SO, chegou a vez do Samsung Galaxy S8 dar as caras funcionando com a plataforma da Microsoft.

O responsável por colocar o Windows 10 no Galaxy S8 é um desenvolvedor identificado no Twitter como "Evsio0n". Durante uma série de testes realizados com o celular, o programador conseguiu instalar o sistema operacional no celular da Samsung e compartilhou uma imagem da janela de configuração do SO no dispositivo e o boot acontecendo.

Assim como o Mi 6, o Galaxy S8 conta com o processador Snapdragon 835, modelo utilizado em certos computadores baseados em ARM que rodam o Windows 10. Além do chip contar com diversas otimizações voltadas para o sistema operacional, a Microsoft recentemente resolveu um problema de memória presente no SO, o que facilitou a vida dos desenvolvedores.

De acordo com o Tech Radar, já existem relatos de que o Windows 10 também pode ser instalado e utilizado em outros celulares equipados com o Snapdragon 835, como o OnePlus 6. Além disso, o site aponta que até Mi Mix 2S, equipado com o Snapdragon 845, também poderia ser utilizado com o sistema da Microsoft.

Enquanto os smartphones trazem um chip Snapdragon de ponta e memória RAM suficiente para aguentar a instalação do sistema e até de programas ".exe", a falta de suporte ainda gera problemas durante o uso. Com isso, a tela sensível ao toque, sensores e câmeras ficam inoperantes com o Windows 10 instalado no celular.

Ou seja, as instalações do sistema operacional da Microsoft em smartphones ainda possuem um tom experimental e a recomendação é que usuários comuns não busquem formas de colocar o Windows 10 em seu celular, mesmo que isso seja tecnicamente possível.

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.


Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).