Microsoft atualizará o primeiro Surface Duo com Android 11

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft atualizará o primeiro Surface Duo com Android 11
Imagem: Microsoft
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Logo após anunciar o Surface Duo 2, a Microsoft se posicionou quanto as atualizações de sistema de sua primeira tentativa de celular dobrável. O anúncio veio através de um comentário ao site The Verge, onde a gigante de Redmond promete a chegada do Android 11 para o primeiro Surface Duo até o final deste ano.

Voltado para a produtividade, o primeiro Surface Duo foi lançado com um conjunto poderoso de componentes, há um ano. Devido ao seu período de desenvolvimento, o modelo chegou ao mercado um "ano atrasado" com o Snapdragon 855, 6 GB de memória RAM e até 256 GB de armazenamento. Na época, a maior parte dos celulares de alto desempenho eram equipados com o Snapdragon 865+, como o destaque dobrável da Samsung, o Galaxy Z Fold 2.

Todavia, os problemas do Surface Duo original não eram necessariamente ligados aos seus componentes, que ofereciam desempenho satisfatório na maior parte das tarefas cotidianas, mas sim ao seu sistema operacional pouco otimizado. O dobrável foi lançado com o Android 10 e incluiu uma série de adaptações para aprimorar a produtividade dos usuários, contudo, seus recursos apresentavam inconsistências que poderiam ser facilmente corrigidas com atualizações — algo que não ocorreu até então.

Primeira versão do Surface Duo apresenta problemas, apesar de hardware satisfatório. (Fonte: PPLWare / Reprodução)Primeira versão do Surface Duo apresenta problemas, apesar de hardware satisfatório. (Fonte: PPLWare / Reprodução)Fonte:  PPLWare 

Felizmente, parte destes problemas poderão ser solucionados com a chegada do Android 11, mais refinado e otimizado para a "experiência de uso em duas telas". Embora o mercado já esteja se preparando para a chegada do Android 12, a novidade ainda é um ponto positivo para os donos do Surface Duo.

Neste contexto, a Microsoft não forneceu uma prévia mais precisa, apenas confirmando a chegada da novidade através de um representante: "Continuamos comprometidos em fornecer atualizações para o Surface Duo e estamos trabalhando para trazer o Android 11 para os clientes existentes antes do final deste ano," afirma.

Resta aguardar mais novidades da empresa sobre o caso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.