iOS 16: novo recurso vai deixar você 'ignorar' testes CAPTCHA

1 min de leitura
Imagem de: iOS 16: novo recurso vai deixar você 'ignorar' testes CAPTCHA
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Quem usa internet já está acostumado com CAPTCHAs pedindo para deslizar peças ou diferenciar um trem de um ônibus. Porém, o iOS 16 deve introduzir um recurso chamado Verificação Automática para "pular" essas confirmações.

A Verificação Automática permitirá que alguns sites e aplicativos saibam que você não é um robô sem precisar passar pelos testes CAPTCHA. Basicamente, o sistema verificará se o dispositivo e a conta Apple ID estão em boas condições e apresentará o que é chamado de Token de Acesso Privado ao aplicativo ou site.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o MacRumors, o novo recurso poderá ser encontrado no aplicativo Configurações seguindo o caminho ID Apple > Senha e segurança > Verificação automática.

O CAPTCHA é um tipo de medida de segurança conhecido como autenticação por desafio e resposta. (Shutterstock)O CAPTCHA é um tipo de medida de segurança conhecido como autenticação por desafio e resposta. (Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Sem dados compartilhados

A Apple trabalhou com a Fastly e Cloudflare para desenvolver a ferramenta, que são duas grandes redes de distribuição de conteúdo dentro do ambiente digital. A empresa também afirma que o telefone ou computador não enviará dados associados ao seu ID Apple, como e-mail e número de telefone, enquanto estiver sendo usado para provar que o usuário é uma pessoa real.

A Apple só saberá que seu dispositivo está pedindo para confirmar se você é humano, não recebendo informações sobre quem está solicitando essa confirmação.

Nos primeiros betas do iOS 16 e iPadOS 16, a Verificação Automática estava habilitada por padrão. A Apple também disse que o recurso será suportado no macOS Ventura. A nova geração do sistema operacional iOS deve ser lançada no final deste ano, mas já foi apresentada durante a Worldwide Developers Conference 2022 (WWDC 2022).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.