Android: Google atualiza Gboard, emojis e funções de acessibilidade

1 min de leitura
Imagem de: Android: Google atualiza Gboard, emojis e funções de acessibilidade
Imagem: Google/Divulgação

Diversas novidades que vão chegar em breve aos celulares Android foram anunciadas pela Google nessa quinta-feira (2), contemplando o Gboard, os emoticons personalizados e os mecanismos de acessibilidade. O programa Play Points também terá melhorias.

Começando pelo Gboard, o app de teclado oficial da gigante das buscas ganhará adesivos de texto personalizados que permitem dar um toque especial às mensagens enviadas. O recurso é o mesmo lançado para os celulares Pixel, em março, mas agora será liberado para o público em geral.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Adesivos de texto personalizados.Adesivos de texto personalizados.Fonte:  Google/Divulgação 

A ferramenta possibilita “transformar palavras em imagens”, de acordo com a empresa de Mountain View, oferecendo a oportunidade de selecionar um design para acompanhar o texto digitado. Inicialmente, os adesivos estarão disponíveis para os usuários que digitam em inglês nos Estados Unidos.

Novos emojis personalizados.Novos emojis personalizados.Fonte:  Google/Divulgação 

Já a funcionalidade Emoji Kitchen será incrementada com mais de 1.600 novas combinações, que prometem ajudar o usuário a “expressar a sua empolgação”. Opções inspiradas no arco-íris também foram adicionadas, para a celebração do “Mês do Orgulho”, comemorado em junho.

Melhorias de acessibilidade e Play Points

Em relação aos novos recursos de acessibilidade do Android, um dos destaques é o Amplificador de Som. Projetado para pessoas com deficiência auditiva, ele usa o microfone do celular para amplificar e filtrar os sons ao redor, contando com redução de ruído de fundo aprimorada.

Amplificador de som.Amplificador de som.Fonte:  Google/Divulgação 

A atualização também traz melhorias para o app Lookout, desenvolvido com foco nas pessoas cegas ou com baixa visão. Funcionando de modo integrado à câmera do telefone, a ferramenta fornece informações do ambiente a partir de modos como o Imagens, que usa inteligência artificial para descrever fotos captadas pelo aparelho.

App Lookout.App Lookout.Fonte:  Google/Divulgação 

Há ainda aprimoramentos nos modos Texto, Documentos, Rótulo de Alimentos e Explorar, tornando o recurso ainda mais preciso. Outra novidade é a possibilidade de usar o Lookout mesmo que você esteja sem conexão de internet disponível no momento.

Mudanças no Play Points.Mudanças no Play Points.Fonte:  Google/Divulgação 

Por fim, a gigante da tecnologia revelou a expansão do Play Points. Em breve, os participantes do programa de recompensas do Android poderão usar seus pontos para cobrir totalmente a aquisição de itens em apps e jogos ou dividir os custos entre os pontos e outra forma de pagamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.