Play Store vai sinalizar apps com recursos de acessibilidade

1 min de leitura
Imagem de: Play Store vai sinalizar apps com recursos de acessibilidade
Imagem: Unsplash

Google anunciou várias novidades para comemorar o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade, celebrado nessa quinta-feira (19), como o suporte nativo ao braille no Android 13. Outro destaque é a sinalização de apps acessíveis na Play Store.

De acordo com a empresa de Mountain View, os apps com recursos de acessibilidade disponíveis na loja oficial do Android passarão a ter tags específicas (a11y). O objetivo é facilitar a busca dos usuários por programas que trazem ferramentas capazes de auxiliar as pessoas com deficiência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essas tags de acessibilidade na Google Play Store serão aplicadas em duas categorias de aplicativos, como a de “ferramentas úteis”. Neste caso estão, por exemplo, os programas de transcrição para pessoas surdas ou com algum tipo de deficiência auditiva.

Exemplo de app sinalizado com a tag de assistência motora na Play Store.Exemplo de app sinalizado com a tag de assistência motora na Play Store.Fonte:  Google/Divulgação 

O outro grupo foi definido como “apps de qualquer categoria”, que inclui todos os demais softwares com algum recurso acessível disponíveis para download, como um leitor de tela. As primeiras sinalizações já começaram a aparecer na plataforma e mais apps compatíveis serão marcados futuramente, segundo a gigante das buscas.

Onde encontrar as tags de acessibilidade?

As tags de acessibilidade na Play Store vão aparecer na seção “Sobre este aplicativo”, que traz informações a respeito do software pesquisado. Alguns dos marcadores que poderão ser encontrados, inicialmente, são:

  • Compatível com leitor de tela
  • Assistência visual
  • Assistência auditiva
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Assistência motora
  • Comunicação acessível

Outro detalhe interessante é que ao encontrar um app sinalizado com uma tag, basta tocar nela para verificar outros programas com o mesmo marcador, indicando que eles possuem funções semelhantes. Rogervoice, A Blind Legend e Acessibilidade do Android são alguns dos aplicativos já contemplados com a novidade, conforme a Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.