Windows XP tem mais usuários do que o Windows 11, aponta pesquisa

1 min de leitura
Imagem de: Windows XP tem mais usuários do que o Windows 11, aponta pesquisa
Imagem: Unsplash

Lançado em outubro do ano passado, o Windows 11 tem uma baixa taxa de adoção até o momento, chegando a perder em número de usuários para o Windows XP, cuja estreia aconteceu há mais de 20 anos. É o que aponta uma pesquisa feita pela Lansweeper divulgada na quarta-feira (13).

De acordo com a plataforma de gerenciamento de ativos de TI, a nova geração do sistema operacional da Microsoft está presente em apenas 1,44% dos computadores no mercado, atualmente. Por sua vez, o software lançado em outubro de 2001 ainda é encontrado em 1,71% dos dispositivos em todo o mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na outra ponta da tabela aparece o Windows 10, líder absoluto de instalações no momento, sendo executado em 80,34% dos PCs globalmente. A pesquisa mostra ainda o Windows 7 com um bom índice de presença, chegando a 4,70%, seguido pelo Windows 8 (1,99%).

O Windows 10 continua como a versão mais utilizada do sistema da Microsoft, atualmente.O Windows 10 continua como a versão mais utilizada do sistema da Microsoft, atualmente.Fonte:  Lansweeper/Divulgação 

Outras versões mais antigas do Windows também aparecem no levantamento feito com mais de 10 milhões de PCs que utilizam a solução da companhia, como o Windows 2000 (0,15%) e o Windows Vista (0,04%). Cabe ressaltar que os dados coletados pela empresa se referem às instalações do sistema operacional existentes no início de abril.

Critérios rigorosos para instalação

Os requisitos para a instalação do Windows 11 estão entre os principais motivos para a baixa de quantidade de usuários da nova geração do software. As restrições impostas pela Microsoft fazem com que mais da metade dos PCs atuais fiquem impossibilitados de atualizar para a versão, segundo o levantamento.

É importante lembrar que a pesquisa foi feita principalmente com o público corporativo. Isso pode explicar a diferença para outro levantamento recente, feito pela AdDuplex com um público mais abrangente, incluindo usuários comuns, que mostra a versão mais nova do Windows em 19% das máquinas atuais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.