Apple anuncia legendas ao vivo e mais recursos de acessibilidade

1 min de leitura
Imagem de: Apple anuncia legendas ao vivo e mais recursos de acessibilidade
Imagem: Apple/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple lançou hoje (17) novos recursos de acessibilidade para seus produtos, que ajudarão pessoas com deficiência a “navegarem, se conectarem e aproveitarem ao máximo” os gadgets da marca. Utilizando avanços em hardware, software e aprendizado de máquina, as ferramentas estarão disponíveis até o final do ano.

Focadas em usuários surdos ou com deficiência auditiva, as legendas ao vivo poderão ser acionadas durante ligações telefônicas, no FaceTime, apps de videoconferência e na visualização de vídeos. Elas serão encontradas nas versões mais recentes dos dispositivos.

Já as pessoas cegas ou com baixa visão terão acesso ao sistema de detecção de portas, que localiza portas ao entrar em um novo destino, indicando a que distância elas estão e descrevendo seus atributos (se precisa girar a maçaneta ou empurrar para abri-la, por exemplo). O recurso funcionará em iPhones e iPads com o sensor LiDAR.

Legendas ao vivo no iPhone.Legendas ao vivo no iPhone.Fonte:  Apple/Divulgação 

Para este mesmo público, a Apple anunciou a expansão do suporte ao VoiceOver, disponibilizando o leitor de tela em mais 20 localidades e idiomas adicionais (catalão, vietnamita etc). Haverá ainda mais opções de vozes otimizadas e a funcionalidade Text Checker no Mac, para encontrar problemas de formatação em textos.

Mais novidades

No relógio inteligente da Apple, pessoas com deficiência física e motora poderão controlar o dispositivo remotamente a partir de um iPhone emparelhado, utilizando recursos assistivos como comandos de voz, rastreamento de cabeça e mais. As novidades vão funcionar no Watch Series 6 e 7.

Está programada também a chegada de novas ações rápidas para atender/encerrar chamadas telefônicas, dispensar notificações, tirar fotos, reproduzir/pausar mídias e iniciar/pausar treinos ao smartwatch, utilizando o gesto de pinça dupla.

O gesto de pinça dupla dará acesso a novas funções no Apple Watch.O gesto de pinça dupla dará acesso a novas funções no Apple Watch.Fonte:  Apple/Divulgação 

Reconhecimento de som para campainhas e eletrodomésticos exclusivos, novos ajustes para o tempo de resposta da Siri e feedback sonoro e tátil para usuários do VoiceOver no Apple Maps são algumas das outras adições anunciadas.

Imagem: Smartwatch Apple Watch Series 7 4G
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartwatch Apple Watch Series 7 4G

Com maior resistência que seus antecessores, ele apresenta uma tela OLED e classificação IPX7, contra poeira e água, ainda com monitoramento cardíaco e de oxigenação sanguínea combina o modo SOS para te deixar sempre seguro.