Windows 11: recurso de legenda ao vivo chega para todos os usuários

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: recurso de legenda ao vivo chega para todos os usuários
Imagem: MIcrosoft/Reprodução
Avatar do autor

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (05), durante evento focado em trabalho híbrido, que todos os usuários do Windows 11 receberão o Live Captions. O recurso, que estava disponível somente para os membros do programa Insider, promove legendas em tempo real de qualquer conteúdo que está sendo reproduzido no sistema operacional.

De acordo com a empresa, a ferramenta facilita a compreensão de conteúdo falado para todos, incluindo pessoas com deficiência auditiva e alunos que estão aprendendo algum idioma.

Além de poder ser utilizado pelos softwares comuns, o Live Captions funciona com reproduções que estão rolando nos navegadores. Ou seja, é possível assistir vídeos e séries de plataformas de streaming que não possuam legendas, por exemplo.

Outros recursos de acessibilidade

Além do Live Captions, a Microsoft apresentou outros recursos de acessibilidade que estão chegando para todos os usuários. Confira, abaixo, as novidades:

  • Focus: junto com o Não Perturbe, ele é um modo que ajuda o usuário – principalmente pessoas com TDAH – a construírem hábitos digitais saudáveis e serem mais produtivos. Ele diminui distrações visuais, notificações e reduz a desordem na área de trabalho;
  • Voice Access: possibilita que todos, incluindo pessoas com mobilidade limitada e pessoas com lesões por esforço repetitivo, como síndrome do túnel do carpo, controlem seu dispositivo e ditem conteúdo usando a voz;
  • Novo Explorador de Arquivos: o software para organizar pastas e encontrar arquivos foi redesenhado e baseado em nuvem para facilitar a localização do que o usuário está procurando.

A Microsoft explicou que todos os novos serviços foram desenvolvidos em parceria com pessoas com deficiência. Além do Windows 11, as novidades estão chegando também para clientes corporativos do Windows 365.