Google trabalha em detector de rastreador Bluetooth para Android

1 min de leitura
Imagem de: Google trabalha em detector de rastreador Bluetooth para Android
Imagem: Unsplash

Localizar dispositivos como os AirTags da Apple, utilizando um celular Android, pode se tornar uma tarefa mais fácil em breve. O Google está desenvolvendo um recurso de detecção de rastreadores Bluetooth que será integrado nativamente ao sistema operacional, como noticiou o 9to5Google na quarta-feira (30).

A novidade foi descoberta durante a desmontagem da versão mais recente do APK do Play Services, responsável por conectar aplicativos aos serviços da companhia de Mountain View. Segundo a publicação, há várias linhas de códigos internos que fazem referência ao possível futuro recurso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dos códigos se refere a “Alertas de dispositivo desconhecido”, enquanto outro é descrito como “Notificação de detecção de tag desconhecida” para tags Bluetooth Low Energy. O APK também faz menção aos modelos compatíveis com a funcionalidade, incluindo os dispositivos da marca Tile e os rastreadores digitais da Maçã, citados como “ATag”.

O uso indevido de airtags para rastrear pessoas tem aumentado.O uso indevido de airtags para rastrear pessoas tem aumentado.Fonte:  Unsplash 

A detecção de rastreadores Bluetooth no Android também vai permitir que o usuário toque um som no dispositivo, após a sua descoberta, para facilitar a localização do objeto. Uma solução semelhante é oferecida pela Apple, tornando mais eficiente a busca por aparelhos desconhecidos que possam ser utilizados para monitorar o deslocamento de alguém.

Sem previsão de lançamento

De acordo com os responsáveis por descobrir a ferramenta, ela começou a ser desenvolvida pela gigante das buscas em meados de março. Dessa forma, ainda deve demorar algum tempo até a sua disponibilidade para o público em geral, caso a função seja realmente lançada.

É válido destacar que a detecção de AirTags pelo Android exige a instalação do app Tracker Detect, lançado pela Apple no final do ano passado. Mas, com a funcionalidade que pode chegar ao sistema do Google, não será mais necessário instalar soluções externas no celular, pois ela virá nativamente integrada ao Play Services.

Imagem:  Apple Airtag
Imagem: Tecmundo Recomenda

Apple Airtag

Use o AirTag para encontrar suas chaves, carteira, bagagem, mochila e muito mais no app Buscar. Você pode fazer o AirTag emitir um bipe com o alto-falante integrado ou dizer algo como “E aí, Siri, encontra minha mochila”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.