Apple anuncia medidas para que AirTag não seja usado em crimes

2 min de leitura
Imagem de: Apple anuncia medidas para que AirTag não seja usado em crimes
Imagem: Apple/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple anunciou nesta quinta-feira (10) novas medidas para garantir a segurança de usuários e outros indivíduos em relação ao rastreador AirTag. Lançado em abril de 2021, o dispositivo tem se mostrado eficaz o suficiente para que seus usuários encontrem suas coisas com precisão, mas também tem sido utilizado para rastrear indevidamente outras pessoas.

As mudanças anunciadas hoje afetarão tanto o próprio AirTag quanto o sistema Buscar (Find My), e deverão ser implementadas em futuras atualizações. Entre elas, os novos usuários do rastreador verão uma clara mensagem informando que o aparelho “foi feito para rastrear suas próprias coisas”, e que “usar um AirTag para rastrear pessoas sem o seu consentimento é crime em muitas regiões ao redor do mundo”.

Para evitar confusões com os fones de ouvido sem fio AirPods, a empresa também vai fazer uma mudança em outra notificação. A mensagem de Acessório Desconhecido Detectado “não será mais exibida se um AirTag for detectado próximo a você”, ficando restrita aos fones ou outros dispositivos que usam a mesma rede Buscar. A mesma atualização indicará se os AirPods do usuário estão com ele, e não mais um produto desconhecido.

A Apple também atualizou um artigo de suporte sobre rastreamento indevido. Nele, há informações sobre o que fazer no caso de receber um alerta sobre detecção do AirTag. “Também há links para fontes individuais utilizarem caso sintam risco de segurança”, informa a empresa.

Trabalhando com autoridades

A Apple também afirmou que tem trabalhado ativamente com agentes da lei em todos os requerimentos que envolvam o rastreador, dizendo ainda que “cada único incidente ainda é muito”. A empresa reforçou que poderá fornecer detalhes de uma conta vinculada a um AirTag à justiça, caso sejam solicitados.

Apple AirTagRastreador Apple AirTag em configuração inicial.

Para o futuro, a Apple anunciou que tais medidas também deverão chegar à rede Buscar:

  • Localização precisa: nos modelos iPhone 11, 12 e 13, os usuários que receberem um alerta de AirTag desconhecido poderão localizar exatamente onde o acessório está, vendo ainda distância e direção;

  • Novo alerta visual: além de informar com um som que um AirTag está próximo, os usuários também receberão alertas na tela do seu dispositivo, ajudando a encontrá-lo “em lugares onde é difícil de ouvir” ou se o acessório estiver coberto;

  • Alertas sofisticados: a Apple prometeu melhorar o sistema de alertas para avisar quando um AirTag desconhecido está próximo ou outro dispositivo da rede Buscar;

  • Ajuste de som: no futuro, o rastreador, sendo desconhecido do usuário, poderá emitir sons mais altos para ser mais facilmente encontrado.

Apesar de citar os benefícios dos AirTags, a Apple também reconheceu que existem usos maliciosos do seu dispositivo. "Nós também temos visto relatos de malfeitores tentando utilizar o AirTag de maneira maliciosa ou criminal”, disse a empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.