6 apps de mensagens para usar no lugar do Telegram

2 min de leitura
Imagem de: 6 apps de mensagens para usar no lugar do Telegram
Imagem: Shutterstock

Um dos aplicativos de mensagens mais usados do país atualmente, o Telegram recebeu ordem de bloqueio no Brasil nessa sexta-feira (18), por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão atende a um pedido da Polícia Federal e já foi encaminhada aos provedores de internet e plataformas digitais.

O serviço de mensagens criado por Pavel Durov, também CEO, vinha enfrentando problemas com a justiça brasileira, deixando de cumprir determinações como o banimento do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, por disseminação de fake news. No mês passado, Moraes ameaçou banir o app temporariamente, caso a plataforma não cumprisse as demandas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a suspensão do Telegram no país, muitas pessoas já começam a procurar opções para substituir o mensageiro. Há diversas alternativas disponíveis, que podem ser instaladas tanto no Android quanto no iOS, além de outras plataformas.

Há várias opções para continuar o bate-papo com os amigos.Há várias opções para continuar o bate-papo com os amigos.Fonte:  Shutterstock 

Reunimos aqui seis alternativas de apps para usar no lugar do Telegram. Vale considerar, também, que Durov emitiu uma carta aberta, ainda na noite de ontem, pedindo desculpas ao STF e um prazo para remediar a situação. O CEO da plataforma ainda confirmou que terá um representante oficial no Brasil.

1. WhatsApp

WhatsApp.WhatsApp.Fonte:  Unsplash 

Para muitos usuários, a melhor opção para substituir o Telegram é o WhatsApp, embora ele não tenha tantos recursos como o concorrente. A grande popularidade aparece como a principal vantagem.

Outro diferencial é a criptografia de ponta a ponta ativada por padrão, algo que no Telegram está disponível somente nos chats secretos. A facilidade de uso, a possibilidade de fazer ligações gratuitas e utilizar o mensageiro no computador são outros destaques.

Download: Android / iOS

2. Signal

Signal.Signal.Fonte:  Signal/Divulgação 

Focado em privacidade, o Signal também protege o backup das conversas, que fica armazenado localmente e só pode ser acessado com senha. O app ainda oferece o envio de arquivos sem exigir compactação e possui versão para desktop.

Vale destacar também o envio de mensagens a si próprio, facilitando criar lembretes, guardar fotos, anotar ideias e muito mais. Editor de imagens, recibos de leitura e mensagens autodestrutivas são outras ferramentas disponíveis.

Download: Android / iOS

3. Discord

Discord.Discord.Fonte:  Unsplash 

Mais maleável em relação ao controle dos conteúdos que circulam na plataforma, o Discord também é um bom substituto para o Telegram. Com ele, você pode criar servidores e reunir várias pessoas dentro deles, separando as conversas por temas.

Muito utilizado por jogadores, o serviço também oferece compartilhamento de tela e bots para tocar músicas, deixando o bate-papo mais animado.

Download: Android / iOS

4. Messenger

Messenger.Messenger.Fonte:  Unsplash 

O aplicativo de chat da Meta também surge como opção, especialmente se você possui perfil no Facebook ou no Instagram. É possível se comunicar por texto, áudio ou vídeo, usar efeitos de realidade aumentada, conversar com empresas, jogar e muito mais.

Há ainda o recurso de enviar dinheiro no Messenger, por enquanto restrito aos Estados Unidos.

Download: Android / iOS

5. iMessage

iMessage.iMessage.Fonte:  Apple/Divulgação 

Se você tem iPhone, a melhor alternativa pode estar no app de mensagens do iOS. Além de enviar e receber SMS, o iMessage traz diversos recursos extras que otimizam o chat, como reações rápidas, memojis, animações e filtros.

O serviço de mensagens da Apple ainda permite criar grupos, adicionando outras pessoas que usam o iMessage.

Download: App nativo do iPhone.

6. Google Duo

Google Duo.Google Duo.Fonte:  Google/Divulgação 

Por fim, temos o Google Duo como alternativa para substituir o Telegram. A ferramenta funciona em diferentes tipos de dispositivos, tem criptografia de ponta a ponta, chamadas em grupo e compartilhamento de tela.

Outro destaque é a função Knock Knock, que permite ver quem está ligando antes de atender a vídeochamada.

Download: Android / iOS

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.