Função de abrir apps durante o download chega ao Android 12

1 min de leitura
Imagem de: Função de abrir apps durante o download chega ao Android 12
Imagem: Android Developer Blog

Todos os dispositivos rodando Android 12 receberão a função de abrir aplicativos com download ainda em progresso. O gerenciamento de arquivos mais robusto do Android 12 é o principal requisito para a funcionalidade, pois prioriza arquivos essenciais para a execução dos programas e jogos.

A função não é novidade no mundo dos jogos, mas depende de algumas condições especiais para ser implementada apropriadamente. Donos de consoles Xbox ou PlayStation já estão acostumados a poder jogar trechos iniciais ou sequências específicas dos jogos enquanto o sistema conclui a instalação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Android 12 tem gerenciamento que prioriza arquivos essenciais durante instalação de jogos e appsAndroid 12 tem gerenciamento que prioriza arquivos essenciais durante instalação de jogos e appsFonte:  Android Developer Blog 

Primeiro o essencial

Ao instalar jogos na Steam, por exemplo, os arquivos são baixados priorizando uma entrega mais rápida e otimizada, independente de sua relevância para o programa. Sendo assim, apesar de a instalação desses jogos ser geralmente bem mais rápida, ela impede que o jogador abra o programa até que todo o processo seja concluído.

Client de Guild Wars 2 permite abrir o jogo e participar do PvP enquanto instalação continua em paraleloClient de Guild Wars 2 permite abrir o jogo e participar do PvP enquanto instalação continua em paraleloFonte:  Tecmundo 

Já jogos com clients próprios, como Guild Wars 2 ou alguns jogos gerenciados por aplicativos proprietários, como é o caso da Battle.net e EA Origin, o instalador define uma ordem que prioriza arquivos essenciais para o programa. Com isso, ainda que a experiência durante o restante do download seja limitada, ao menos é possível se divertir um pouco durante a instalação.

Já existem alguns jogos mobile que fazem isso, mas esse gerenciamento é feito dentro do app, e geralmente colocam o jogador preso a uma CG de história ou tutorial, como em Final Fantasy Brave Exvius e Honkai Impact 3rd.

Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S22 5G,  128 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S22 5G, 128 GB

O Galaxy S22 é 5G, possui câmera traseira tripla, processador Octa-Core, com capacidade de bateria 3700mAh e tela 6.1"

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.