Google Fotos: como editar vídeos no app

3 min de leitura
Imagem de: Google Fotos: como editar vídeos no app
Imagem: Google/Reprodução

Quando queremos editar vídeos no celular ou tablet, o aplicativo Google Fotos dificilmente nos vem à mente. Pode surpreender muitos de vocês, mas o app oferece muitos recursos úteis para fazer uma edição básica.

O novo editor de vídeo está disponível gratuitamente, mas uma assinatura do Google One permite expandir o espaço de armazenamento dos arquivos em nuvem. Na versão gratuita, o limite é de 15 GB.

Como editar vídeos no Google Fotos

(Fonte: Google/Reprodução)(Fonte: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

O Google Fotos vem pré-instalado nos dispositivos Android, mas é preciso baixar e instalar a última versão na Play Store. O aplicativo também está disponível para iPhone iPad na App Store, sem restrições.

Após baixar o app, abra o vídeo que deseja editar no Google Fotos e toque no ícone “Editar” na parte inferior e, em seguida, toque na guia “Vídeo".

Se por acaso as ferramentas não estiverem disponíveis em seu dispositivo Android, verifique se o aparelho possui pelo menos 2 GB de RAM e Android 6.0 ou posterior.

Reduzir duração

(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)Fonte:  Aléxis Góis/Reprodução 

Para reduzir a duração do seu vídeo. Escolha o ponto inicial e final do seu vídeo arrastando a barra branca presente nas duas extremidades do controle deslizante. Depois, toque em “Salvar cópia” para baixar o vídeo cortado. O vídeo original não será afetado.

Silenciar áudio

Embora não seja possível adicionar áudio personalizado aos vídeos no Google Fotos, você pode silenciar o áudio. Para isso, basta tocar no ícone do alto-falante após acessar a tela de edição de vídeo.

Estabilização de vídeo

(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)Fonte:  Aléxis Góis/Reprodução 

O Google Fotos permite corrigir a instabilidade dos vídeos. Basta tocar no botão “Estabilizar” presente na guia “Vídeo”. Pode levar algum tempo, então seja paciente. Depois que o vídeo estiver estabilizado, você notará que o ícone “Estabilizar” ficou azul.

Exportar imagem do vídeo

Uma vez no modo de edição, toque no controle deslizante para ir para o quadro que você deseja exportar. Você verá uma barra branca no ponto de seleção. Agora toque em “Exportar quadro” para salvar a imagem na Galeria do dispositivo.

Cortar, girar e alterar a perspectiva do vídeo

(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)Fonte:  Aléxis Góis/Reprodução 

Na guia “Cortar”, são oferecidas ferramentas de edição de vídeo, que permitem alterar o formato, proporção e perspectiva do vídeo. Confira cada uma:

  • Cortar: use os quatro pequenos círculos presentes no canto do vídeo para ajustar a altura e a largura.
  • Girar: Toque no ícone “Girar” repetidamente para girar o vídeo em 90o até conseguir a posição desejada. Caso queira girar o vídeo em ângulos diferentes, basta usar a régua acima das opções de transformação
  • Alterar perspectiva: após tocar no ícone “Transformar”, arraste os pontos até as bordas do vídeo da forma que preferir.

Caso não goste das alterações feitas na guia Cortar usando qualquer ferramenta, basta tocar em “Redefinir”.

Ajuste a cor e a luz

(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)Fonte:  Aléxis Góis/Reprodução 

O Google Fotos também permite ajustar o brilho, a saturação, o calor e vários outros efeitos de cor.

Para fazer isso no Android, entre no modo de edição do Google Fotos e toque na guia “Ajustar”. Aqui você encontrará diversas ferramentas. Toque em qualquer ferramenta para ativá-la (ela ficará azul). Ajuste a intensidade da ferramenta usando o controle deslizante disponível.

No iOS, no modo de edição do seu vídeo, toque no ícone “Ajustar luz e cor”. Como alternativa, toque nas pequenas setas para baixo ao lado de “Luz” e “Cor” para revelar mais controles deslizantes de edição.

Adicionar Filtros

(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)Fonte:  Aléxis Góis/Reprodução 

Para ajustar seu vídeo de forma rápida, um filtro pode ser adicionado. Toque na guia “Filtros” que são oferecidos vários filtros. Após tocar no filtro escolhido, a intensidade pode ser ajustada com um segundo toque.

Desenhe em Vídeo

(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)(Fonte: Aléxis Góis/Reprodução)Fonte:  Aléxis Góis/Reprodução 

O Google Fotos também permite desenhar em seus vídeos no aplicativo Android. No modo de edição, toque na guia “Mais” seguido de “Marcação”. Use as cores e os tipos de caneta disponíveis para desenhar em seu vídeo. Remova o último desenho usando o botão "Desfazer". Toque em "Concluído" para voltar.

Salve o vídeo

O botão "Salvar cópia" cria um novo arquivo, mantendo o vídeo original intocado. Portanto, mesmo que você estrague o vídeo, sua filmagem editada está sã e salva.

Vale a pena usar o Google Fotos?

O editor de vídeo do Google Fotos melhorou drasticamente ao longo dos anos e atualmente oferece mais de 30 ferramentas para tratamento de imagens. No entanto, o app ainda não tem recursos avançados úteis, como a capacidade de adicionar transições e combinar vários arquivos. Nesses casos, o app vale a pena procurar outro editor de vídeo.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

Fontes