WhatsApp vai aumentar restrições para mensagens encaminhadas

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp vai aumentar restrições para mensagens encaminhadas
Imagem: Shutterstock

Na guerra travada contra uma avalanche de desinformação e fake news, o WhatsApp parece estar restringindo ainda mais o compartilhamento de mensagens em grupo. Depois de limitar, há dois anos, o reencaminhamento de mensagens encaminhadas com frequência a apenas um contato, o aplicativo passará a estender este limite para todas as mensagens.

Isso significa que, se você precisar encaminhar qualquer tipo de texto para mais de um bate-papo em grupo, terá que fazê-lo individualmente, ou seja, selecionando a mensagem de novo e encaminhando-a para cada um dos destinatários. Divulgada na terça-feira (8) pelo WABetaInfo, a novidade faz parte da versão 2.22.7.2, ainda em desenvolvimento no Programa Google Play Beta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o site, todas as vezes que um usuário tentar compartilhar uma mensagem marcada como "já encaminhada" para mais de um chat em grupo, irá receber um aviso com os dizeres: "Mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para um bate-papo em grupo".

Fonte: WhatsApp/captura de tela por WABetaInfo/Reprodução.Fonte: WhatsApp/captura de tela por WABetaInfo/Reprodução.Fonte:  WhatsApp 

Por que o WhatsApp está restringindo ainda mais o encaminhamento de mensagens?

O WhatsApp ainda divulgou os motivos da nova mudança introduzida no encaminhamento de mensagens, principalmente porque ela ainda está em fase de testes. Mas, quando criou, em abril de 2020, o conceito de "mensagens enviadas muitas vezes" (com a etiqueta de setas duplas para mostrar que elas não foram criadas pelo remetente), a justificativa foi "conter informações falsas", o que parece continuar bem atual.

Na prática, a limitação vai tornar meio incômoda a tarefa de encaminhar uma conversa para mais de um grupo ao mesmo tempo, pois isso terá que ser feito de forma individual. A boa notícia é que, além de limitar a disseminação de fake news e desinformação na plataforma, o novo mecanismo também irá reduzir a grande quantidade de memes incômodos e mensagens irritantes de "bom dia".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.