CapCut: conheça 8 editores de vídeo alternativos para PC

3 min de leitura
Imagem de: CapCut: conheça 8 editores de vídeo alternativos para PC
Imagem: CapCut/Reprodução

O CapCut é um aplicativo que já teve mais de 200 milhões de downloads nas lojas do Google e da Apple. Desenvolvido pela ByteDance, os proprietários do TikTok, o app é gratuito e facilita a edição de vídeos curtos e o compartilhamento para redes sociais, a partir de uma interface simples e intuitiva.

No entanto, o app oferece limitações, como duração máxima de 15 minutos, e a possibilidade de adicionar apenas uma faixa de vídeo e áudio. Além disso, o CapCut está disponível apenas para dispositivos móveis e utilizá-lo no PC exige o uso de um emulador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você busca por uma alternativa para o Capcut que funciona no PC, conheça 8 alternativas disponíveis nos computadores.

1. Clipchamp

(Fonte: Climpchamp/Reprodução)(Fonte: Climpchamp/Reprodução)Fonte:  Climpchamp/Reprodução 

O Clipchamp permite a edição de vídeos com recursos e efeitos, como voz gerada por Inteligência Artificial (IA) que dão uma aparência profissional. O programa oferece modelos personalizáveis que agilizam o trabalho do editor e suporta vários formatos de vídeos.

No entanto, a versão gratuita do software conta com limitações. Sem pagar um dos planos premium, você só pode exportar o vídeo em qualidade 480p, por exemplo.

2. Movavi

(Fonte: Movavi/Reprodução)(Fonte: Movavi/Reprodução)Fonte:  Movavi/Reprodução 

O Movavi tem uma interface simples e fácil de usar e vem com uma variedade de efeitos embutidos de áudio, gráficos, texto, entre outros elementos avançados. O programa é fácil de usar para iniciantes e também possui funções de conversão e gravação de tela com interfaces amigáveis.

Existe uma versão gratuita para teste, mas uma marca d'água que toma grande parte da visualização acaba aparecendo no vídeo final. A versão paga, que remove o marcador, custa a partir de R$ 110.

3. OpenShot

(Fonte: OpenShot/Reprodução)(Fonte: OpenShot/Reprodução)Fonte:  OpenShot/Reprodução 

O OpenShot é um editor de vídeo totalmente gratuito e de código aberto. Além dos efeitos tradicionais de vídeo, o programa oferece suporte à animação 3D em uma interface de fácil usabilidade. Umas das preocupações dos usuários é quanto à estabilidade do software, que costuma apresentar bugs, mesmo com as poucas atualizações.

4. Shotcut

(Fonte: Shotcut/Reprodução)(Fonte: Shotcut/Reprodução)Fonte:  Shotcut/Reprodução 

O Shotcut oferece todas as funcionalidades básicas de um bom aplicativo de vídeo, embora as convenções e a interface de código aberto que não são amigáveis aos iniciantes. No entanto, quem está familiarizado com edição de vídeo e busca por um aplicativo com muitos recursos úteis, requisitos de sistema moderados e totalmente gratuito, é uma ótima opção.

5. Filmora

(Fonte: Wondershare/Reprodução)(Fonte: Wondershare/Reprodução)Fonte:  Wondershare/Reprodução 

O Filmora tem um equilíbrio de recursos disponíveis e facilidade de uso. O programa é uma boa escolha para a maioria dos profissionais de edição de vídeo, bem como para iniciantes. Um destaque do software são seus tutoriais que tornam o aprendizado das opções mais avançadas de forma mais rápida.

A solução completa é paga e a versão gratuita, infelizmente, vem com marca d´água. Ou seja, seu vídeo final acabará ficando com uma marcação indesejada após a exportação.

6.Animoto

(Fonte: Animoto/Reprodução)(Fonte: Animoto/Reprodução)Fonte:  Animoto/Reprodução 

O Animoto é pode ser uma boa opção para quem precisa criar vídeos rapidamente, diretamente da web. O programa tem uma extensa biblioteca, com mais de 3 mil de músicas licenciadas, e uma ampla gama de fontes. Além disso, o software oferece storyboards de marketing pré-construídos e permite o compartilhamento nas redes sociais, com vídeos salvos em até 720p. No entanto, grande parte dos recursos, como compartilhamento em Full HD, só estão disponíveis na versão paga.

7. Avidemux

(Fonte: Softtonic/Reprodução)(Fonte: Softtonic/Reprodução)Fonte:  Softtonic/Reprodução 

O Avidemux é um editor de vídeo gratuito, muito simples e fácil de usar. O programa tem uma interface limpa, excelentes opções de codificação, filtros de nitidez e redução de ruído. No entanto, não oferece outros recursos criativos, como transições e linha de tempo, sendo ideal apenas para produções mais modestas, que precisam ser produzidas com velocidade.

8. Canva

O Canva é uma plataforma de produção de conteúdo online que permite criar diversos conteúdos diretamente no navegador, bem como no PC e em apps mobile. Apesar de não ter um editor de vídeos tão potente quanto o CapCut, o programa conta com recursos básicos, filtros e transições.

O software também exportação em Full HD e edição em diferentes dispositivos. Com isso, você pode começar a trabalhar no PC e terminar a edição no celular, por exemplo. A plataforma pode ser utilizada gratuitamente, mas também conta com um plano pago que oferece modelos prontos e mais funcionalidades.

Mais opções

Quer mais opções de editores de vídeo para computador? Confira softwares que rodam em PCs fracos. Veja também como trabalhar com produções audiovisuais diretamente no Windows, sem a necessidade de programas extras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.